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Deflação acelera no e-commerce pelo 5º mês consecutivo

Deflação acelera no e-commerce pelo 5º mês consecutivo

Índice FIPE Buscapé aponta que os preços no comércio eletrônico recuaram 5% em junho

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Os preços do comércio eletrônico recuaram 5,38% em junho, na comparação com o mesmo período de 2016, quinto mês seguido de aceleração da deflação, de acordo com a medição do Índice FIPE Buscapé. Em relação a maio de 2017, os preços registraram queda de 0,74%.

 

No mês passado, sete dos dez grupos monitorados pelo índice, que totalizam 146 categorias de produtos, registraram deflação na comparação ante o mesmo período do ano anterior. Além de telefonia (-16,39%), fotografia (-7,04%), eletrônicos (-4,48%), moda e acessórios (-4,51%) e informática (-4,10%), que nos últimos meses foram as categorias que registraram maior variação negativa, somaram-se ao ranking em junho eletrodomésticos (-0,57%) e esporte e lazer (0,52%). No sentido oposto, registraram inflação os produtos de cosméticos e perfumaria (0,99%), brinquedos e games (1,08%) e casa e decoração (0,18%).

 

“Mesmo nas categorias nos quais os preços subiram, a inflação mostrou-se mais controlada do que no mês anterior, na comparação do mesmo período do ano passado. A tendência de preços do comércio eletrônico é consistente com a dos preços em geral, que de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) tiveram queda de 0,23% em junho, a maior queda de preços em 19 anos”, afirma Sandoval Martins, CEO do Buscapé.

 

Por conta de sua composição e características, a cesta de produtos do e-commerce tende a ser deflacionária em condições ideais de mercado. A comparação é feita sempre dos mesmos produtos, que propendem à desvalorização com a disseminação da tecnologia, lançamento de um produto superior na mesma categoria ou troca de coleção e mostruário.

 

Preços gerais

 

A inflação dos preços gerais, medida pelo IPCA, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 3,00% nos últimos 12 meses terminados em junho, o que mostra que os preços do comércio eletrônico tiveram variação de -8,1% em relação aos preços gerais da economia.