A DPU (Defensoria Pública da União) adotou as soluções de nuvem da Huawei Cloud, uma das principais referências globais em soluções de computação em nuvem e inteligência artificial, para transformar suas operações, tornando-as mais eficientes e seguras. Com o órgão presente em 70 unidades da federação, distribuídas por 26 estados e 43 municípios, além do Distrito Federal, a otimização impacta positivamente o acesso à justiça para cidadãos de baixa renda.
Antes da adoção da tecnologia em nuvem, a infraestrutura da DPU dependia de um datacenter físico que centralizava todas as demandas das unidades. Sempre que havia a necessidade de acessar serviços e aplicações, era necessário utilizar o ambiente interno da instituição.
Com a migração para a nuvem, realizada em tempo recorde de 45 dias, a Defensoria passou a operar em um ambiente tecnológico mais ágil e acessível, especialmente para os defensores que atuam em tutelas itinerantes, que agora conseguem acessar os serviços de qualquer lugar do Brasil com qualidade e alta disponibilidade.
Hoje, cerca de 90% das cargas de trabalho da DPU são processadas na infraestrutura tecnológica da Huawei Cloud, com redução de custos, maior disponibilidade dos sistemas e melhorias no desempenho das aplicações. A migração também resultou em avanços na proteção de dados, com um foco maior em segurança e criptografia, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações.
Com a estrutura atual, a Defensoria Pública da União opera em um ambiente multi-cloud, que proporciona flexibilidade e conectividade superiores para seus usuários. Essa configuração permite que os defensores atendam às demandas da população de maneira mais eficiente e segura. A agilidade na criação de novos ambientes e o controle centralizado oferecem uma visão holística das cargas de trabalho, aumentando a performance de certas aplicações enquanto utilizam menos recursos em comparação ao ambiente on-premise anterior.