Edit Content

Menu

5G Internet is the new technology of the future, linking communication with many applications. Shopping on the Internet, travel, money. Hands hold the phone with a halogram of different applications.

Data Integration e os avanços nas conexões e redes 5G

Data Integration e os avanços nas conexões e redes 5G

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A integração de dados é uma etapa importante no planejamento das empresas, que precisa receber a atenção necessária por parte da gestão e que, com a conexão 5G, certamente será potencializada


Por Guilherme Tavares


O alto volume de dados transacionados pelas corporações é uma realidade incontestável, considerando, ainda, a frequência a qual estes insumos são coletados. Embora muito se fale sobre a quantidade de dados presentes nas companhias, um ponto que é deixado de lado consiste na preparação e integração necessária para que seja possível extrair insights relevantes aos negócios, impactando positivamente na tomada de decisões. Assim que um dado é coletado, ele precisa passar pelo processo de integração antes de chegar à fase do Analytics, a qual é indispensável para os negócios do mercado atual.


Neste contexto, vale o destaque para padrão de tecnologia de quinta geração, tanto em redes móveis quanto banda larga, popularizado como 5G. No Brasil, a operação das faixas de rede 5G já está em processamento, por meio do leilão realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações no início de novembro. O órgão definiu que o 5G pode funcionar nas capitais e Distrito Federal até o dia 31 de julho de 2022 e a expansão dessa tecnologia para outras cidades com mais de 500 mil habitantes deve acontecer até julho de 2025.


Tendo em vista este cenário, a etapa de Data Integration precisa estar cada vez mais em pauta nas empresas. As mudanças acarretadas pelo 5G serão expressivas em todos os âmbitos e certamente a captura de dados para tomada de decisão terá impactos significativos em termos de velocidade. Por isso, este é o momento o qual os negócios precisam se preparar, dando a atenção necessária à integração de dados.


5G caminha para um mundo conectado


Com a conexão 5G, a Internet da Coisas também passa a ganhar ainda mais relevância. Será possível, com eficiência, se conectar de forma inteligente à gadgets diversos, tornando casas, escritórios, indústrias e estabelecimentos inteiramente digitais. É a oportunidade que o mercado nacional vem buscando há anos ganhando forma e se propagando por todo o país.


Para que este grau de maturidade tecnológica seja atingindo, novamente, a integração dos dados deve acontecer. A Data Integration é uma tendência acompanhada em todo o mundo, fomentada, inclusive, pelos processos de digitalização e transformação digital, com o objetivo de entregar otimização de tempo, assertividade nas informações coletadas, produtividade e até mesmo redução de custos, uma vez que os dados capturados passam a ser utilizados com mais estratégia antes de chegarem em plataformas de análise.


Sendo assim, é preciso que as empresas passem a capturar dados que sejam realmente relevantes aos negócios, possibilitando uma tomada de decisão elevada ao nível mais estratégico possível. O fluxo de dados, após a etapa de Data Integration, abre um leque de possibilidades, podendo ser utilizado de diferentes maneiras em soluções de análise, como é o caso do Business Intelligence, e os avanços trazidos pela conexão 5G contribuirão com a velocidade necessária a este processo.


Neste sentido, dados estruturados e não estruturados são integrados com o objetivo de responder uma questão levantada pelo negócio, possibilitando a consolidação de uma visão integrada e consistente da base de dados da companhia em um único local, com acesso unificado. Existe uma troca clara entre sistemas, tratando os dados adequadamente e submetendo estes insumos a um armazenamento apropriado, agregando facilidade aos usuários.


Informações estruturadas e organizadas


Ainda sobre a otimização possibilitada aos usuários, a etapa de Data Integration, com apoio das ferramentas certas, consegue entregar uma estrutura organizada, com recursos apropriados para realização de pesquisas. Dessa forma, o usuário consegue navegar dentro dos dados com agilidade – que, como disse ao longo do artigo, evoluirá muito com a chegada do 5G –, encontrando um catálogo de informações sistematizado.


Com isso, os esforços por parte dos colaboradores têm uma redução expressiva, já que os dados integrados agregam valor e praticidade aos negócios. Tal organização possibilita uma visão mais detalhada do desempenho empresarial, resultando em uma companhia preparada para disponibilizar seus dados ao Analytics e coletar os melhores insights com base em insumos concretos e valiosos.


Em suma, a conexão 5G no Brasil abre possibilidades diversas às corporações de todos os segmentos e, por fim, agrega velocidade à etapa de Data Integration, bem como à tomada de decisões.


*Guilherme Tavares é CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato