Celebrada na segunda-feira após a Black Friday, data pode ser crucial para os negócios, além de agradar os consumidores
A Black Friday é, sem dúvidas, uma das datas mais esperadas pelos consumidores e pelo varejo, que tende a alavancar as vendas. Mas ela é só um dia; para prolongar a data, aproveitar o embalo e incentivar os clientes a continuar fazendo compras pela internet, foi criada nos Estados Unidos a Cyber Monday – data que também foi importada para o Brasil. Neste ano, a “segunda-feira cibernética” cai no dia 28 de novembro.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, em parceria com a Compre&Confie, o faturamento com as vendas da Cyber Monday em 2021 foi de R$ 827,4 milhões, um resultado 17,7% superior se comparado ao de 2020. Para os lojistas, é uma ocasião para continuar lucrando e aproveitar o estoque.
“Para quem não vendeu tudo o que planejava na Black Friday,, a Cyber Monday é uma grande oportunidade de bater metas e aproveitar os estoques ainda existentes da BF, até porque, pesquisas revelam intenções de compra dos brasileiros tendo como prioridade eletrônicos: Smartphones, computadores, TVs, games e acessórios, e, com A Cyber Monday,, podem obter lucros significativos já antes do Natal, que é a próxima data relevante do comércio”, pontua Gustavo Pisani, Diretor de Estratégia Digital do Varejo do Grupo FCamara.
“A principal recomendação é que o empreendedor analise estrategicamente seu público, pois ele pode conseguir aumentar o ticket médio caso saiba aproveitar o embalo dos clientes que adoram descontos”, analisa Pisani. Pensando nisso, o especialista em varejo elencou esta e outras estratégias essenciais para implementar na Cyber Monday no varejo e garantir boas vendas:
Ofereça descontos e frete grátis
Os preços baixos são o carro-chefe da Black Friday, portanto, é importante manter esse chamariz na Cyber Monday. Os descontos podem vir diretamente nos produtos, através de cupons ou ofertas de combos, ou no frete. Segundo levantamento da Clearsale, 57% das compras feitas na Black Friday e na Cyber Monday tiveram frete grátis. “É importante que o lojista promova descontos que não impactem no seu lucro, mas façam a diferença para o cliente, sem falsas propostas como a ‘metade do dobro’. Ou seja, é preciso fazer um estudo e avaliar a melhor forma para ambos os lados”, comenta Pisani.
Planeje-se com antecedência
Quando falamos de datas importantes, que geram grande demanda e tráfego, o recomendado é que o varejo se prepare com meses de antecedência para extrair o melhor resultado possível. Dessa forma, dá para atender, sem falhas e frustrações, o consumidor que está cada vez mais exigente com suas experiências de compra.
“De acordo com uma pesquisa recente conduzida pelo Reclame Aqui, em 2021 as reclamações sobre atraso nas entregas (19,92%) superaram pela primeira vez o número de queixas sobre propaganda enganosa (16,49%), dando indícios de que esse ano os níveis de expectativa estarão ainda mais elevados. Vence quem estruturou sua operação no estado da arte”, fala Pisani. Como a ideia é esgotar os estoques da Black Friday, é preciso planejar as duas datas em conjunto, tanto para obter o lucro esperado quanto para gerar uma experiência positiva para o cliente, que pode acabar voltando.
Invista em omnicanalidade e aplicativos eficientes
O hábito do consumidor em monitorar o preço da lista de desejos aumenta a competição entre varejistas. Nessa hora, reputação de marca, confiabilidade e ações de fidelização influenciam na decisão de compra. Faz diferença também um atendimento humano e consultivo, impulsionado pela omnicanalidade, já que o varejo físico dispõe de equipe de vendas, treinada para entender o que o cliente busca e oferecer produtos e vantagens de modo personalizado.
Independentemente da presença física, é indispensável contar com uma plataforma de e-commerce capaz de entregar para o usuário uma ótima experiência de compra, com fluidez na navegação, e, que seja também robusta e flexível para escalar o processamento de pedidos e atender o pico de demanda proveniente do aumento do fluxo de usuários dentro do site em busca das promoções.
Além disso, é crescente o número de pessoas aderindo às compras em aplicativos. Um comportamento natural se pensarmos que o tempo gasto no smartphone só cresce. De acordo com estudos da TechCruch, um americano médio passava 3.1 horas na TV por dia, mas em 2021 passou 4.1 horas em seu smartphone.
Em países como Brasil, Indonésia e Coreia do Sul, a média ultrapassou cinco horas ao dia em apps mobile em 2021. O número de compras via app deve girar em torno de 30% das compras online de acordo com fontes de pesquisa variadas e traz a importância de os lojistas investirem também em um aplicativo eficiente, que esteja preparado para o número de acessos.
Aposte em marketing e crie divulgações estratégicas
Além de implementar as promoções, é preciso divulgá-las, e o marketing é um ótimo aliado para isso. “Abusar das redes sociais, email marketing, links patrocinados, fazer parcerias com influenciadores, lives, mídias pagas, técnicas de SEO, entre outras estratégias, é fundamental para poder chamar atenção do consumidor”, reforça Gustavo.
Por fim, é importante estudar seu público para entender os horários favoritos de compras, produtos mais buscados e outros dados, que podem ser usados com cuidado em seu favor.