Edit Content

Menu

4401

Cultura DevOps: como plataformas Low-Code fortalecem a integração de processos

Cultura DevOps: como plataformas Low-Code fortalecem a integração de processos

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

As ferramentas Low-Code se tornam uma grande aliada na criação de um ambiente mais colaborativo entre desenvolvedores e operadores, pois  permitem a integração de todos os processos da área e contribuem para a produtividade e a otimização do tempo da equipe


*por Ricardo Recchi

Investir na construção de uma cultura DevOps é essencial para qualquer empresa de tecnologia que almeje crescer no mercado. A cultura, ou ciclo, DevOps é uma abordagem que busca integrar o desenvolvimento de software e o setor de operações em um processo contínuo e colaborativo, tendo como objetivo criar um ambiente em que os desenvolvedores e os profissionais operacionais possam trabalhar juntos para entregar sistemas de alta qualidade de forma rápida e eficiente.

Podemos entender o DevOps não apenas como um processo de operações dentro de uma empresa, mas como uma filosofia, que, quando aplicada, otimiza o processo de desenvolvimento e a entrega do produto, além da segurança e da escalabilidade das aplicações. Essa filosofia enfatiza a colaboração entre equipes, a automação de processos, o monitoramento e a medição contínuos do desempenho do software e a melhoria contínua na entrega de serviços. Para garantir o andamento da metodologia, é necessária a adoção de práticas ágeis de programação, como o desenvolvimento orientado a testes, a integração e entrega contínuas, bem como o uso de ferramentas de automação, como instrumentos de gerenciamento de configuração e de implantação de infraestrutura.

Com a integração de processos, o desenvolvimento e a entrega dos produtos podem ser otimizados e automatizados, o que torna o trabalho mais ágil, fazendo com que serviços sejam entregues mais rapidamente. Outra parte importante que está presente na cultura DevOps é tornar o produto escalável no que diz respeito a número de usuários, além de garantir o funcionamento do servidor mesmo com a evolução do número de acessos. A segurança também é um elo importante nessa cadeia que, ao ser integrada no ciclo DevOps, garante a proteção de todos os processos dentro de um projeto, impedindo, por exemplo, que alguém de fora da empresa tenha acesso a alguma parte do desenvolvimento de uma aplicação.

Podemos afirmar que, para estimular o crescimento e sucesso de uma empresa de tecnologia, investir no ciclo de integração de processos se tornou essencial no setor. E para alcançar esse patamar, se torna indispensável uma plataforma que permita a construção de uma cultura DevOps. Nesse sentido, as ferramentas Low-Code se tornam uma grande aliada, pois  permitem a integração de todos os processos da área e contribuem para a produtividade e a otimização do tempo da equipe, possibilitando a criação de sistemas de maneira mais ágil, escalável, segura e com redução de custos.

A construção da cultura DevOps está atrelada a adoção de uma plataforma de desenvolvimento de sistemas, o que possibilitará a inclusão de todas as áreas de uma equipe de programação, resultando na criação de sistemas de maneira mais robusta e ágil. Com isso, a cultura DevOps se torna ainda mais automatizada e otimizada, facilitando a integração do projeto, assim como a execução de testes, as verificações de segurança, o empacotamento binário e atualização.

*Ricardo Recchi é country manager da Genexus Brasil, Portugal e Cabo Verde. A empresa faz parte do Grupo Globant.