A CPFL Energia e a Siemens Smart Infrastructure se uniram para trazer novo software para o setor de energia com projeto de medição inteligente. O software será utilizado para garantir o fornecimento de energia confiável a aproximadamente 400 mil consumidores por ano.
A tecnologia de medição inteligente busca melhorar a gestão das interrupções no fornecimento de energia e a capacidade aos consumidores de um monitoramento digital do próprio consumo, facilitando ajustes nos hábitos para reduzir as contas de eletricidade e promover o uso mais consciente de energia.
Evaldo Baldin, diretor de Engenharia da CPFL Energia, reforçou que a parceria visa atender as futuras demandas regulatórias da distribuição de energia elétrica e otimizar a transição energética. Dessa forma, o objetivo do projeto é substituir cerca de 1,6 milhão de medidores convencionais por medidores inteligentes em cidades nas áreas atendidas pelas distribuidoras do estado de São Paulo até 2029.
“A implementação de medidores inteligentes trará uma nova experiência ao consumidor, mais transparente, conectada e com maior qualidade. Com a digitalização da rede, seremos capazes de otimizar processos e melhorar a eficiência e a gestão operacional”, afirmou o especialista.
Gestão de dados
O software de Data Management da Siemens importa e processa grandes volumes de dados para fornecer insights sobre o consumo de energia. A ferramenta também realiza a validação automática por meio dessas informações, permitindo que as concessionárias de eletricidade ofereçam faturamento preciso.
Os registros são coletados diretamente dos medidores, e, usando integrações com sistemas ERP e ambientes de antifraude, é possível utilizar aprendizados de máquina para identificar padrões de pagamento e consumo inconsistente, reduzindo perdas financeiras.