Adoção do e-commerce marca a virada da distribuidora de food service para o ambiente on-line, que passou a ter 60% das vendas realizadas por meio da plataforma
Mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, a Contém Alimentos não recuou no objetivo de se inserir no mercado digital. Sobretudo porque, ainda que a crise tenha causado oscilações nos resultados diante de abertura e fechamento dos comércios, ela também fomentou compras no ambiente virtual, já que este é um canal mais rápido, seguro e que pode ser usado em qualquer horário e lugar.
Diante deste cenário e a fim de ampliar o seu mercado e expandir as áreas de atuação, a Contém Alimentos decidiu implementar uma loja virtual. Para isso, escolheu a plataforma da LifeApps, empresa do Grupo Máxima. “É necessário ter a noção de que o e-commerce é um canal de vendas a mais, por isso deve ser inserido nas estratégias do negócio assim como é feito com o ambiente físico”, explica Anderson Ritter, diretor da Contém Alimentos.
A implementação da ferramenta marcou a virada da distribuidora como um dos maiores e-commerces de food service da região Sul do País, o que pode ser comprovado pelo crescimento de 144% no seu resultado de vendas on-line desde o início de 2020. Além disso, atualmente, as vendas realizadas por meio da plataforma representam 60% do faturamento. Uma das ferramentas que facilitou o alcance de resultados positivos e possibilitou uma estratégia mais voltada para o e-commerce foi o Venda+, aplicativo da LifeApps que permite ao vendedor externo atuar nas negociações do e-commerce.
O Venda+ facilita uma união entre as vendas físicas e digitais, permitindo que o time comercial auxilie o seu cliente on-line e que a empresa consiga monitorar as informações por meio do processamento de dados históricos, utilizando inteligência artificial para sugerir mix de produtos e promoções relevantes. Ou seja, a novidade permitiu à distribuidora ampliar a atuação da equipe de vendas por meio do novo canal.
Com o uso de análise dos resultados, aderência dos clientes e estratégias comerciais, a Contém Alimentos planeja somar cada vez mais o rendimento nesse canal. “Todo mundo está olhando pro e-commerce e tentando direcionar o máximo de clientes para esse novo meio de vendas”, explica Ritter, ao compartilhar a estratégia utilizada na distribuidora.
O CEO do Grupo Máxima, Rafael Martins, defende que utilizar uma plataforma de e-commerce voltada para a cadeia de abastecimento é um diferencial no crescimento das empresas e a Contém Alimentos é um exemplo disso. “A parceria com a Contém e a prova dos resultados nos incentivam a trabalhar em inovações para o mercado, com compartilhamento de conhecimentos e experiências que permitam a evolução de todos”, finaliza Martins.