Com 27 anos de mercado, a Construjá, distribuidora de materiais de construção e representante do Grupo G8, em São Paulo, aposta na tecnologia especialista da TOTVS para aprimorar a sua gestão e assegurar a qualidade dos serviços de forma sustentável. Após analisar diferentes sistemas de mercado, a companhia adotará o WinThor da PC Sistemas, empresa do Grupo TOTVS, seus módulos especialistas, como Importação e WMS, para gestão de estoque e logística.
Com 10 mil clientes ativos e uma frota de 70 caminhões, a movimentação no estoque da Construjá é intensa. São cerca de mil pedidos por dia que precisam ser gerenciados e entregues, além de todo o cuidado para evitar desvios e extravios. A decisão por um sistema que automatize toda a operação é essencial para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e garantir a assertividade de todas as informações da empresa. Além disso, a Construjá conseguirá economizar tempo, controlar e estimar vendas, otimizar processos e fazer a prevenção a perdas, por exemplo.
“Todos os canais estão sendo integrados e assim ganharemos eficiência operacional, além de maior controle. Teremos todos os processos bem definidos, desde a abertura do pedido até a entrega do produto”, informa Alexandre Guimarães, gerente de TI da Construjá. “A mudança de sistema vai trazer segurança e acuracidade de informações. Precisávamos também estar em conformidade ao compliance, que no Brasil sofre modificações constantemente. Isso é difícil de acompanhar, gera trabalho e gasta tempo. Agora com um sistema maduro já conseguiremos suprimir essa preocupação”, acrescenta.
Crescimento assistido
Além de consolidar e gerenciar dados de estoque e processos logísticos, outro objetivo do projeto é aliar uma tecnologia que apoie a expansão da empresa e acompanhe uma série de exigências legais e recomendações do Governo, para que a situação da empresa esteja sempre regularizada em todos os aspectos e possa atender todas as normas de compliance e saúde financeira.
Diariamente, muitas atividades envolvendo impostos, cálculos, datas de vencimento e recolhimento, preenchimento de guias, constituem a operação contábil e fiscal da Construjá. “Com o sistema, vamos ter a integração necessária entre financeiro e contabilidade para garantir mais segurança no controle das informações. Com certeza, a tecnologia nos proporcionará mais agilidade e garantiremos melhores resultados”, afirma Ailton Amaro, gerente financeiro da Construjá.
No antigo cenário, a Construjá utilizava um software desenvolvido internamente que, para atender às suas necessidades, foi bastante customizado, a fim de assegurar a conformidade com a regulamentação do setor, o que gerava custos e utilizava o tempo da equipe de TI. O projeto com a desenvolvedora começou em maio deste ano e a primeira fase do Go Live está prevista para acontecer em novembro. Após tudo familiarizado e normalizado, a segunda fase implantará o WMS na unidade de São Paulo.
A companhia pretende investir na tecnologia como uma porta de entrada para inovar e se manter no mercado. “Em um mundo que pede por agilidade e inovação, não podemos ficar de fora e precisamos sempre evoluir com o mercado. Tudo em nossa operação acontece rápido e nosso diferencial está na qualidade e segurança na entrega. Nosso objetivo é ter a certeza de que o produto chegará ao cliente”, conclui Guimarães.