A CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia melhorou a performance das atividades financeiras e a gestão da base de dados a partir das soluções da TOTVS. Responsável por coordenar e executar projetos, gerenciar intervenções de engenharia nas áreas de mobilidade urbana, habitação, qualificação urbanística e edificações de prédios públicos do estado da Bahia, a empresa utiliza as soluções TOTVS Backoffice – Linha Protheus, TOTVS Construção – Obras e Projetos, além de sistemas de RH e a TOTVS Cloud, nuvem própria da TOTVS.
“Lidamos com um alto volume de contratos e projetos, de forma que precisávamos centralizar as informações. As soluções da TOTVS resolveram isso, dando a possibilidade de ampliação da gama e integração com outras ferramentas. Com a implementação dessas tecnologias, é perceptível nosso ganho de escala e de produtividade da gestão”, afirma Adeodato Cravo de Carvalho, coordenador de Gestão e Inovação da CONDER.
Cliente da TOTVS desde 2013, a CONDER utiliza o ERP TOTVS Backoffice – Linha Protheus para digitalizar e gerenciar toda a rotina administrativa, a partir dos módulos financeiro, contábil, fiscal, estoque e custos, ativo fixo e faturamento (contas a receber). O sistema integrado de gestão garante o cumprimento e o compliance de acordo com as leis e tributações fiscais. A companhia também usa o módulo de RH, para gerir programação de férias, ponto eletrônico e as demais rotinas de departamento, exceto cargos e salários, devido à obrigatoriedade de utilização de sistema do governo da Bahia.
A empresa também contratou o módulo “Orçamento” do TOTVS Construção – Obras e Projetos, para simplificar o processo orçamentário, levando em consideração todas as variáveis envolvidas, como mão de obra, locação de equipamento, terraplanagem, subcontratações etc., de forma mais completa, rápida e efetiva. Aliado a este módulo, está o OrceCerto, que fornece base de insumos, composições e preços utilizando as tabelas Sinapi e Base Orcecerto para a Construção Civil e a tabela Sicro para construção pesada, já regionalizada para corresponder com o estado da Bahia. Todas as soluções contratadas já rodam na TOTVS Cloud, nuvem própria da TOTVS, que garante maior segurança e confiabilidade para toda a operação.
“Temos como objetivo ser uma unidade reconhecida pela sua excelência de desempenho na execução de soluções tecnológicas inovadoras e comprometida com a melhoria da qualidade dos serviços, proporcionando satisfação para o cidadão no Estado da Bahia”, reforça o executivo da CONDER.
Um dos pontos destacados pela CONDER com a adoção das soluções TOTVS foi a possibilidade de uma integração inédita entre o software utilizado pela empresa, para elaboração de projetos na metodologia BIM (Building Information Modeling) e o TOTVS Construção – Obras e Projetos. De acordo com a empresa baiana, com a integração a elaboração de orçamentos se torna muito mais rápida e confiável, além de não só ajudar a reduzir prazos para calcular os custos, mas também a evitar erros que trariam desperdício de recurso público.
“Além da questão da velocidade e da produtividade, temos também uma maior assertividade nos quantitativos que compõem o orçamento. Porque a qualidade do orçamento está ligada muito a acurácia dos quantitativos: o quanto eles estão corretos, sem falha humana. A ideia da integração do orçamento é facilitar esse processo de conversão do projeto nas quantidades de material que ele requer e com isso teremos também maior segurança e confiabilidade nos quantitativos”, explicou Douglas Malheiros, coordenador da implantação do BIM na CONDER.
Para Eduardo Pires, diretor de produtos para o setor de Construção da TOTVS, o avanço contínuo deste projeto e os benefícios colhidos pela CONDER são exemplos da especialidade e conhecimento que a TOTVS entrega. “São mais de 10 anos de parceria, que se concretizam com a confiança que a CONDER tem nas nossas soluções. Entendemos e entregamos ferramentas que estão alinhadas às necessidades e aos objetivos dos clientes, facilitando rotinas e garantindo maior produtividade e eficiência”, completa o executivo.