Edit Content

Menu

1428 (1)

Computação Quântica dará seus primeiros passos em 2023

Computação Quântica dará seus primeiros passos em 2023

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Setores petroquímico, farmacêutico e de ciência de materiais são os que mais possuem potencial de uso da nova tecnologia, segundo análise

Em análise apresentada pela Dell Technologies, concluiu-se que as empresas precisarão começar a dar seus primeiros passos na direção da aplicação da Computação Quântica já no próximo ano, produzindo inventários detalhados de suas informações gerais e oferecendo early skills para seus funcionários em ambientes adequados. Assim, o cálculo da análise é de que as companhias digitais possam estar preparadas para promover aplicações dos modelos de computação quântica já em 2026.

Para o CTO Global da Dell, John Roese, as possibilidades de aplicação do “mundo quantum” na TI podem alcançar setores os mais variados da economia. Exemplos citados foram o petroquímico, tem trabalhado para aplicar essas funções na análise da qualidade do produto bruto coletado nas reservas de petróleo; o farmacêutico, que também tem pensado no uso do mundo quântico para a descoberta de novas drogas; ou ainda nas ciências de materiais, em que se pode tentar encontrar uma nova combinação de moléculas para uma nova composição para um melhor plástico ou polímero.

“O quantum vai nos dar a habilidade de fazer certa matemática numa velocidade que jamais conseguimos fazer. Tudo ainda é muito experimental, é claro, mas o que essas análises nos dizem é que qualquer área ou indústria que estiver tentando achar uma resposta de caráter de dados, poderão fazê-lo por esse caminho no futuro. Os exemplos apresentados servem para mostrar isso”, afirmou o executivo em evento de roundtable transmitido em live restrita à imprensa.

5G: Futuro para a América Latina

A roundtable também apresentou as perspectivas futuras da empresa para a América Latina, que foi considerada pelos líderes uma região estratégica pelo seu potencial de expansão no mercado de TI.

O Presidente da Dell Technologies para América Latina, Luís Gonçalves, considerou que as tecnologias provedoras de transferência de dados, como o 5G, tem importância central como ferramenta estratégica dos países da região para encurtar a distância tecnológica com os mercados desenvolvidos.

“Vemos as tecnologias influenciando cada vez mais o futuro e as tomadas de decisão das empresas e das economias como um todo. E na América Latina, em que a infraestrutura física ainda está para trás em relação a outros territórios, eu vejo um progresso bastante proeminente. A tecnologia de fornecimento do 5G, como já citado, é essencial para acelerar o passo do progresso social e econômico, através da oferta de oportunidades de mudança de vida para cidadãos, trabalhadores e consumidores”, disse Gonçalves.

Para o executivo, apesar de ser essa a impressão, a questão inflacionária na América Latina também não deve causar problemas para a expansão do mercado de Tecnologia da Computação na área. “Enquanto regiões desenvolvidas do mundo têm passado por dificuldades para enfrentar essas crises orçamentárias, especialmente no pós-Pandemia, nós por aqui já trabalhamos com planejamento necessário para lidar com essa situação, e não apenas em relação à inflação, mas também em relação às flutuações cambiais, por exemplo”.