“Tivemos um ano incrível, superando US$ 100 bilhões em receita como resultado do foco implacável de nossas equipes e na confiança que os clientes depositam na Microsoft”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. A empresa, que viu sua receita anual subir 17,5% para USS$ 30,09 bilhões de dólares com lucros na faixa de US$ 8,9 bilhões, reconhece o sucesso nas estratégias direcionadas para a computação na nuvem.
“Nossos investimentos iniciais na nuvem inteligente estão valendo a pena. Continuaremos a expandir nosso alcance em grandes mercados e nos emergentes, sempre com inovação diferenciada”, acrescenta o líder a companhia. O crescimento na computação em nuvem tem sido motivado por companhias que estão cortando custos com armazenagem de dados e software.
Apoiada na nuvem, a Microsoft mais que dobrou de valor desde que Satya Nadella assumiu a presidência-executiva, em 2014, e mudou o foco da companhia para novos negócios. Enquanto a unidade de produtividade e processos de negócios, que inclui o pacote de programas Office 365, teve crescimento de 13,1% na receita, para US$ 9,67 bilhões, o faturamento da área de computação em nuvem Azure disparou 89% no quarto trimestre, encerrado em 30 de junho.
Casos de sucesso
Judson Althoff, vice-presidente executivo global da organização de negócios comerciais, ressalta que a expansão de receita de dois dígitos em todos os segmentos é baseada no crescente sucesso da nuvem comercial da companhia.
Por meio de um contrato de cinco anos, o Walmart selecionou toda a gama de soluções em nuvem da Microsoft, incluindo o Microsoft Azure e o Microsoft 365 para uso em toda a empresa, com o objetivo de ajudar a padronizar a família de marcas da organização. Usando uma ampla base de soluções de nuvem, IA e Internet das Coisas, a empresa planeja promover sua missão criando formas convenientes para os clientes comprarem e para capacitar os funcionários a fazer o melhor trabalho possível.
Já a fabricante de sopas e salgadinhos Campbell Soup Company anunciou planos para impulsionar a transformação da TI com a ajuda de uma solução global de nuvem híbrida. A Campbell escolheu o Azure para aumentar flexibilidade, agilidade e resiliência de sua TI sempre ativa, fornecer aos funcionários acesso em tempo real a informações e insights personalizados e otimizar sua complexa cadeia de suprimentos.
“Recentemente, organizações como GE, PGA, NBA, Marks & Spencer, Starbucks, InMobi, Bayer e Telefónica compartilharam como estão aproveitando a inteligência artificial (IA) e a nuvem para apoiar o crescimento e oferecer excelentes experiências para funcionários e clientes”, completa Althoff.
*Com informações da Agência Reuters