Durante a Black Friday, a maioria dos consumidores procuraram ofertas online e, como previsto, alguns sites das lojas tiveram um pico de tráfego afetado pela velocidade e performance. Resultado: visitantes desistindo das compras.
A Corello, varejista de sapatos e acessórios femininos, pensou em como poderia oferecer uma experiência positiva. A empresa investiu em uma plataforma tecnológica para apoiar o alto fluxo de navegação em datas especiais, como a Black Friday, Natal e liquidações a fim de manter a disponibilidade do site, operando como em um dia normal.
“Visitar um site lento com opções de produtos que não carregam, tornam a compra uma experiência ruim. Por isso, é importante investir em uma tecnologia sólida e ágil para evitar esse tipo de desistência”, comenta Felipe Brasil, head de E-Commerce da Corello.
A busca do site da varejista é um dos grandes diferenciais da loja online. A plataforma permite ao usuário um amplo leque de filtros segmentados, um recomendador de produtos aliado à velocidade e entrega, além de imagens com as sugestões de produtos que carregam rápido.
“A Black Friday é um momento de oportunidades. Nesse quesito, o site precisa de uma melhor performance e entrega. Nossa navegação e personalização de filtros de busca combinados, com certeza, foi um diferencial na conversão de vendas”, explica Felipe Brasil. “Porque quando a consumidora entra no site, os recursos de busca ajudam a identificar as ofertas de maneira mais simplificada, atendendo às necessidades e interesses e cria uma maior chance dele efetuar a compra”, complementa.
Omnichannel
Pense na seguinte situação: uma consumidora vai a uma loja Corello, mas ao pedir o modelo e tamanho do sapato, a vendedora informa que não há no estoque. Com certeza, ela irá desistir da compra. Talvez ela possa procurar em uma outra loja da Corello, mas o transtorno e a frustração ficarão marcados como uma experiência negativa.
A Corello investiu em uma solução para que a vendedora solicite na loja online o produto e agilize para que receba em casa no mesmo dia. Ou seja, a cliente que entrar na loja e não encontrar o produto, pode solicitar o pedido virtual com a entrega expressa.
Imagine a satisfação da cliente ao chegar em casa e se deparar com o sapato escolhido na loja, do tamanho e modelo desejados. Isso gera uma fidelização com a marca, além de evitar perdas de vendas.
As empresas que mais investem em Customer Experience tem uma vantagem competitiva maior e diferenciam entre os concorrentes e, por consequência, obtêm os melhores resultados. A satisfação dos clientes devem estar entre as prioridades das empresas, não só as que se relacionam com consumidores (B2C), mas também com as que se relacionam com outras empresas (B2B).
“No caso dos varejistas, é crucial. O consumidor está cada vez mais exigente e melhorar as interações deve ser o principal foco. Personalização, diferenciação resultam em aumento de receita e uma maior fidelização. Por isso, com esta visão, a Corello está diferenciando seus serviços com apoio da tecnologia”, destaca Eduardo Slivskin, head de Customer Experience da Oracle do Brasil.
Solução
A Corello entrou no e-commerce há cerca de quatro anos. Em 2016, a empresa escolheu o Oracle Commerce Cloud para a missão de desenvolver os negócios online com uma plataforma escalável que sustentasse o crescimento da empresa e da loja virtual
“É uma plataforma ampla e democrática. Ela me permite evoluir e escalar lateralmente sem que dependamos da Oracle para isso. Nos possibilita incorporar novas funcionalidades e também desenvolver outras ações com a nossa própria equipe interna. Isso é muito vantajoso no mercado”, conclui Felipe Brasil.