A busca pela melhoria da experiência de compra no e-commerce tem trazido diferentes recursos facilitadores para os consumidores, que ganham alternativas cada vez mais ágeis e simplificadas para a realização de uma compra pela Internet. Uma delas é o pagamento por um clique, que se consolidou no último ano e alcançou um crescimento de 113% nas vendas do Natal, entre 1º e 20 de dezembro. Os números são da MundiPagg, empresa responsável por 40% das transações do comércio eletrônico nacional.
Outro item facilitador é o serviço de frete expresso que vem ganhando destaque no mercado, prometendo a entrega em prazos mais curtos – que podem variar entre o mesmo dia útil até 72 horas, dependendo da modalidade escolhida e região do comprador. Provavelmente por conta desse recurso, as compras realizadas de última hora aumentaram. No dia 20 de dezembro, por exemplo, o crescimento foi de 35% em relação ao ano passado. “Os e-commerces procuram inovar continuamente para se destacarem entre a concorrência, criando tendências que acabam indo ao encontro do comportamento do usuário, que preza cada vez mais pela agilidade”, afirma João Barcellos, CEO da MundiPagg.
Ainda segundo a empresa, o total de pedidos processados entre 1º e 25 de dezembro foi de mais de 7 milhões, número que representa um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2016, com tíquete médio de R$ 181.