Medir o ROI é uma tarefa importante para que as corporações possam avaliar suas ações, além de traçarem estratégias visando aumentar os ganhos, sem gastar muitos recursos. Por outro lado, aumentar é um dos principais objetivos de uma empresa, já que isso significa a expansão de seus lucros
*Por Ricardo Recchi
O ROI (Return on Investment) é uma fórmula usada para medir qual será o retorno financeiro, ou lucro, que uma empresa terá ao fazer determinado investimento. Para fazer esse cálculo é preciso subtrair o investimento do retorno, dividi-lo pelo investimento novamente e depois multiplicar por 100 para ter o resultado em percentual. Ou seja, medir o ROI é uma tarefa importante para que as corporações possam avaliar suas ações, além de traçarem estratégias visando aumentar os ganhos, sem gastar muitos recursos.
Aumentar seu ROI é um dos principais objetivos de uma empresa, já que isso significa a expansão de seus lucros. Se avaliarmos a crescente demanda das organizações pelo desenvolvimento de soluções e serviços digitais, uma coisa é certa: as corporações precisam se atentar e buscar ferramentas que atendam à agilidade necessária para o desenvolvimento de aplicações e que, ao mesmo tempo, promovam baixo custo de programação, o que, consequentemente, promoverá um ROI satisfatório para as atividades de transformação digital recorrentes.
Nesse sentido, uma tendência que vem crescendo no mercado e pode ser uma boa aposta para organizações que querem expandir seu ROI quando o assunto é desenvolvimento de aplicações é o Low-Code, tecnologia que permite aos desenvolvedores criar sistemas com pouca codificação e uso de inteligência artificial.
O Low-Code possibilita programações ágeis, já que não depende do uso de muitos códigos e nem de desenvolvedores com muito conhecimento em desenvolvimento de sistemas para trabalhar nessas ferramentas. Dessa forma, se torna possível que uma empresa aumente sua produtividade, criando mais aplicações em menos tempo, reduzindo, assim, os custos operacionais durante os processos de programação. Ou seja, por utilizar poucos recursos, essa tecnologia promove o alcance de um lucro maior se comparado aos outros modelos tradicionais de desenvolvimento de sistemas.
Prova de que o Low-Code é um recurso que tem ganhado cada vez mais adeptos nesta era da digitalização está nos últimos levantamentos do Gartner, que indicaram que essas ferramentas devem movimentar uma receita global de U$ 21 bilhões até 2024, o que revela um crescimento exponencial no uso dessa tecnologia.
Portanto, podemos afirmar que o Low-Code é uma saída para que as organizações alcancem um ROI cada vez maior, além de beneficiar os desafios da tecnologia em função da sua agilidade e produtividade no desenvolvimento de sistemas, o que, por consequência, ajudará as organizações a inovarem e se adequarem às demandas do mercado na era da Transformação Digital.
*Ricardo Recchi é country manager da Genexus Brasil, Portugal e Cabo Verde