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Como o consumidor enxerga uma fintech?

Como o consumidor enxerga uma fintech?

Segundo o estudo da Cantarino Brasileiro, 11% dos entrevistados usam os serviços de uma startup financeira, mas só 10% sabem a definição deste tipo de startup

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A Cantarino Brasileiro, empresa especializada em comunicação e marketing de relacionamento para o setor financeiro, divulgou uma pesquisa inédita sobre a percepção que os consumidores de serviços financeiros têm sobre o mercado de fintechs. O objetivo da pesquisa era verificar como os paulistas enxergam as fintechs e a utilização de seus serviços entre os entrevistados. De acordo com o levantamento, 10% sabiam o que é uma fintech e 11% usam os serviços das startups financeiras.

 

“A pesquisa mostra que existe uma grande oportunidade para o crescimento deste mercado. Para isto, é preciso educar o consumidor sobre o que são as fintechs, já que muitos utilizam sem conhecer as vantagens, regulamentação e garantias”, afirma João Pedro Cantarino, diretor da Cantarino Brasileiro e responsável pela pesquisa.
De acordo com o estudo, os jovens são os que mais utilizam os serviços das fintechs: 21% entre 16 e 24 anos e 17% entre 25 e 34 anos. As startups mais requisitadas pelo consumidor são as de investimentos e cartões de crédito. Também são os jovens os principais usuários de cartões de créditos das fintechs: 17% entre 16 e 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos.
“As melhores taxas e a economia são os principais critérios para a escolha de uma instituição financeira pelo público jovem – 52% entre 16 e 24 anos e 54% entre 25 e 34 anos. Na era digital e da mobilidade, o acesso mais barato a novas tecnologias, aliado à redução de burocracia e à oferta de um serviço mais personalizado e dinâmico, acabam impulsionando o segmento das fintechs”, enfatiza Cantarino.

 

Para este estudo, a Cantarino Brasileiro realizou 392 entrevistas na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro de 2017. Na visão do executivo, São Paulo concentra o maior número de fintechs da América Latina e as sedes dos principais bancos privados, o que atrai o maior volume de investimentos. “Queremos com este trabalho consolidar São Paulo como hub de fintechs”, completa.
Cenário

 

Um mapeamento do mercado de fintechs no Brasil, realizado pelo Finnovation em conjunto com BID, mostra que o Brasil é o maior mercado de fintechs da América Latina com 219 startups divididas em 16 segmentos. Das fintechs mapeadas, 54% estão em São Paulo, 10% no Rio de Janeiro, 8% em Belo Horizonte e 6% em Porto Alegre. O levantamento também apurou o estágio de maturidade das startups: 16% em estágio inicial, 23% já tiveram um produto lançado, 26% estão prontas para escalar e 35% já encontram-se em pleno crescimento.