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Como o ChatGPT pode alavancar as vendas no e-commerce 

Como o ChatGPT pode alavancar as vendas no e-commerce 

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Entenda como ferramenta de inteligência artificial pode ser usada no comércio eletrônico para personalizar experiências e atrair clientes

Se você circulou pela internet nos últimos meses, provavelmente ouviu falar do ChatGPT, ferramenta que tem como objetivo principal melhorar a comunicação do cliente, e, consequentemente, ajuda a alavancar as vendas. Como o próprio nome diz, o chat (conversa), funciona respondendo tanto perguntas simples como mais complexas, só que de maneira mais completa e com formato literalmente humanizado.  A ferramenta de inteligência artificial aflorou o debate sobre a evolução dessa tecnologia e seus impactos nos mais diversos segmentos, sendo um deles o e-commerce. O setor prevê um crescimento de R$ 185,7 bilhões em 2023, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), e essa ferramenta pode ser o diferencial que vai dar um impulso extra nas vendas, proporcionando experiências ainda mais personalizadas.

“Há anos, acompanhamos a evolução das inteligências artificiais (IA) e, atualmente, é possível ver seu potencial indiscutível por meio do ChatGPT, que tem mudado a forma como as pessoas se comunicam, aprendem e produzem. No futuro, a inteligência artificial pode alcançar novos e diferentes rumos, mas atualmente, o ChatGPT é o mais próximo disso, sendo possível usá-lo ao nosso favor de modos distintos”, comenta Eric Vieira, head de e-commerce na FCamara.

No contexto do e-commerce, o principal impacto que ocorre ao utilizar o ChatGPT é a agilidade dos processos. Para um lojista que está começando sua loja virtual do zero, ou para aquele que está fazendo um upgrade, a ferramenta pode otimizar tempo na produção de textos das landing pages e dos descritivos de produtos. “Profissionais de UX Writing e Copywriting podem usar seu tempo para focar em estratégias e solicitar ao ChatGPT a parte prática de trabalhos complexos, por exemplo. Como a ferramenta é baseada nas informações que estão disponíveis na internet, deve permanecer sob supervisão para garantir que os textos utilizados e divulgados sejam individualizados e não se apropriem de ideias alheias”, aponta Vieira.

Outro impacto positivo dessa IA, e que pode contribuir para incrementar as vendas e fidelizar consumidores, é a personalização da experiência do cliente. Isso ocorrerá por meio dos chatbots de atendimento, uma vez que a ferramenta será treinada para responder de forma menos automatizada, mais natural, assertiva e veloz a dúvidas e necessidades que os clientes possam ter. Uma assistência diferenciada faz o consumidor gastar menos tempo em busca de respostas e otimiza sua jornada de compra, tornando-o propenso a comprar outras vezes na mesma loja.

Se antes o ChatGPT já era uma ferramenta aprimorada, a nova versão, lançada em março, consegue se superar. O ChatGPT-4, que até o momento só está disponível de forma paga, tem uma probabilidade 40% maior de produzir respostas certas em relação à versão 3.5, segundo seus desenvolvedores.

O head de e-commerce da FCamara explica o principal impacto disso. “Agora, também é possível inserir não só textos, mas também imagens para que a ferramenta produza conteúdos a partir delas, inclusive páginas web. É possível fazer um rascunho à mão, por exemplo, com uma ideia de site, tirar foto e submeter ao ChatGPT solicitando a codificação de tal página sob a supervisão de um especialista. Para quem trabalha com comércio eletrônico, essa opção será extremamente útil para otimizar a rotina e pôr em prática novas ideias de plataformas e de outros detalhes dentro do e-commerce”, finaliza Eric.