Edit Content

Menu

shutterstock_414153883_everything-possible

Como minimizar falhas em projetos de ERP

Como minimizar falhas em projetos de ERP

De acordo com Robinson Klein, CEO da Cigam S.A., contratar ferramenta que atenda necessidades da companhia, investir em capacitação e constante avaliação são pontos essenciais para sucesso da implementação

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A automatização da gestão dos negócios é imprescindível para o aumento da produtividade e competividade para qualquer empresa. Mas, mesmo sendo essencial para qualquer operação de gerenciamento, ainda nos deparamos com falhas na implementação dos projetos de ERP, e boa parte delas pode ser resolvida com planejamento e adoção de estratégias concisas.

 

Por isso, destaco alguns pontos que devem ser levados em conta para que a implantação aconteça da melhor forma possível:

 

Contratar a ferramenta correta

 

Os primeiros passos para escolher um software de gestão ideal são compreender as necessidades da companhia e conhecer as ferramentas disponíveis no mercado, bem como as expectativas que são esperadas desta solução no planejamento estratégico. É preciso também ter maturidade para acompanhar e aguardar os resultados e manter a ‘mente aberta’ para conhecer as opções que o desenvolvedor da ferramenta selecionada propõe. Para isso, os empresários devem, além de contratar a solução correta para as demandas de seus negócios, perceber esta solução como uma mudança direcionada para a inovação e crescimento, e não apenas um reparo emergencial ou pontual.

 

O cliente tem sempre razão?

 

Ocorrem situações em que o que o comprador solicita não é o melhor para o seu negócio. Existem diversas funcionalidades adjacentes, mas talvez elas não sejam adequadas para as demandas atuais e podem gerar custos desnecessários. Cabe ao fornecedor, que precisa ter tato e conhecimento de mercado, verificar e comunicar isso de forma clara e objetiva.

 

O cliente precisa de uma visão externa, de uma opinião especializada que consiga entender as particularidades da operação e que faça uma análise macro do negócio. Basicamente, o papel de uma boa consultoria é oferecer a melhor opção de retorno do investimento da atualização pretendida ou, em outras palavras, mostrar o caminho a ser seguido.

 

Capacitação e gestão da mudança

 

A tecnologia para auxiliar na gestão tem que ser de fácil manuseio. Mas, mesmo assim, é necessário investir em capacitação e na gestão das mudanças que acarretarão no mindset corporativo.

 

Entre as principais causas para que um projeto de ERP dê errado está a falta de compreensão dos usuários de seu funcionamento, o que causa uma lenta absorção do potencial do software ou até mesmo a rejeição por completo. Capacitações devem fazer parte, sim, do projeto de implementação para que os funcionários utilizem a solução com naturalidade e, assim, os resultados sejam alcançados.

 

Constante avaliação

 

Avalie as melhorias e o que ainda pode ser aprimorado. O sucesso da implementação do ERP depende não apenas de uma gerência de projetos excelente, muito embora isso seja fundamental, mas também da mudança de visão sobre as razões pelas quais a implantação é necessária. Isso, aliás, talvez seja o mais importante por que o mercado está em constante evolução e ninguém quer perder espaço para a concorrência.

 

* Robinson Klein é CEO da Cigam S.A.