Edit Content

Menu

shutterstock_395065996_Sashkin

Como garantir monitoramento ideal do data center?

Como garantir monitoramento ideal do data center?

Samara Cristina Souza Fernandes, da Aceco TI, fala de que maneira os gestores contam com monitoria remota de ambiente de missão crítica

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Imagine o seu Data Center por volta das três horas da manhã, no fim de semana ou em um feriado. Nesses horários, a não ser que você disponha de equipes residentes 24×7, em caso de algum problema, um alarme será enviado para o celular do gestor do Data Center. Mas pode ser que ele esteja dormindo, ou viajando, e não veja o alerta. Este é o pesadelo de qualquer empresa: ocorrer uma falha no Data Center quando não houver ninguém por perto para detectá-la e resolvê-la.

 

Para pôr fim a esse pesadelo, algumas empresas especializadas em manutenção para Data Centers vêm ofertando serviços de monitoração remota para os ambientes. Por meio de um simples link, uma central passa a monitorar o Data Center em regime 24×7. Caso seja acionado um alarme, a central envia imediatamente uma equipe ao local para resolver o problema.

 

Entenda porque a monitoração remota pode ser a solução para o seu Data Center:

 

Custo

 

É muito mais barato contratar um serviço de monitoração remota do que uma equipe residente. Para atuar em regime 24×7, esta equipe deveria ser composta por, no mínimo, quatro técnicos, que trabalhariam em revezamento. Isso porque a lei determina que o técnico trabalhe 12 horas e descanse 36 horas.

 

Agilidade

 

Qualquer sinal de alteração é percebido automaticamente e as ações são tomadas com rapidez, seguindo o script previamente definido.

 

Segurança

 

O link que dá ao fornecedor acesso aos alarmes é totalmente independente da rede local do cliente. Nenhuma informação é colocada em risco por conta da monitoração remota.

 

Redundância

 

Mesmo se houver uma queda no link e a central ficar sem acesso aos alarmes, a solução online trabalha com links redundantes. Dessa forma, é possível acessar os alarmes em outro escritório e dar continuidade à monitoração.

 

Vale lembrar que a monitoração remota é um serviço fácil de ser implementado. Além disso, é determinante para uma ação imediata. Em se tratando de segurança e disponibilidade, segundos fazem uma grande diferença. Imagine, então, horas.

 

*Samara Cristina Souza Fernandes é coordenadora de Ongoing na Aceco TI, empresa especializada em projeto, construção e manutenção de ambientes de missão crítica