Projetos de transformação digital não envolvem apenas a implementação de novas tecnologias. Para ter êxito nesse caminho, é imprescindível que as organizações façam boas decisões a fim de potencializar a evolução de seus negócios. Nesse sentido, é importante que o contexto de transformação seja adotado também no comportamento das companhias como um todo, desde seus altos executivos, passando por todos os colaboradores.
Com o intuito de auxiliar as empresas que estão buscando essa transformação, a alemã SAP lança suas apostas de 2017 sobre a disrupção digital, onde os protagonistas serão as novas tecnologias emergentes, como Internet das Coisas, Blockchain e Machine Learning. Com cerca de 2.400 clientes de todos os setores, a SAP está comemorando 20 anos de presença na Colômbia e realizou, na última semana, um evento em Bogotá, para oficializar o lançamento do SAP Leonardo naquele país, além de demonstrar suas mais novas soluções e cases de sucesso em Transformação Digital.
SAP Leonardo na Colômbia
Com o objetivo de demonstrar suas últimas tecnologias e utilizações para impulsionar a inovação, a gigante alemã lançou o SAP Leonardo, seu sistema de inovação digital, na Colômbia. O sistema busca incluir aceleradores para indústrias e linhas de negócio específicas, ferramentas estendidas para SAP Build e pacotes Cloud Foundry para plataforma cloud.
A solução SAP Leonardo aproveita os avanços do Big Data e Analytics, a capacidade de conectar pessoas, coisas e empresas da plataforma SAP Cloud e tecnologias como Machine Learning para habilitar estratégias IoT e Indústria 4.0 na logística digital, manufatura e administração de ativos
“Há menos de um ano anunciamos nosso compromisso de fazer crescer nosso ramo de IoT”, afirma Tanja Rueckert, presidente de IoT e Digital Supply Chain na SAP. “Com o SAP Leonardo estamos definindo o caminho para a Transformação Digital, graças a sua proposta de inovação que pode se estender para abraçar toda a organização”, completa Simbad Ceballos.
Tecnologias emergentes
Este ano, segundo a SAP, é o ano da IoT, que se consolida como uma das soluções-chave para o setor corporativo, devido à conectividade entre dispositivos e pessoas, o qual permite aproveitar o uso de dados para otimização de processos.
Outra ferramenta a ser implementada é o Blockchain, que funciona como um livro contábil, a qual leva de maneira organizada e segura as operações de compra e venda ou qualquer outra transação. Por último está o Machine Learning, o processo de aprendizagem de máquina através de redes neurais e processamento de linguagem natural através de padrões.
“A Transformação Digital não é uma tendência, é uma realidade a ser enfrentada por todas as companhias que querem levar seus negócios a um outro patamar. O mundo já investiu cerca de 80 bilhões de dólares em infraestrutura digital, agora é necessário saber usar essas ferramentas para competir com êxito e gerar um salto quântico, onde a tecnologia seja disruptiva e se converta no melhor aliado das organizações, o que permitirá obter o máximo de valor numa economia digital”, afirma Simbad Ceballos, presidente da SAP Colômbia.
Redução de complexidade no Varejo
Um exemplo de sucesso na aplicação de tecnologias disruptivas é o caso do Grupo Éxito, a maior rede varejista da Colômbia, que conta com mais de 2.600 lojas e 41.000 empregados. O grupo decidiu implementar o SAP HANA Enterprise Cloud, que o permitiu impulsionar o movimento de digitalização, reduzindo a complexidade de TI, os custos e riscos operacionais, executando a plataforma de banco de dados na memória do SAP HANA.
A evolução do Grupo Éxito evidencia um dos principais motivos pelos quais a SAP destaca o poder da disrupção digital na transformação dos negócios e onde as organizações devem começar a investir para permitir seu desenvolvimento.