A Cognizant desenvolveu uma solução de reconhecimento facial que combina cognitive cloud (nuvem) e inteligência artificial para reconhecer pessoas, com base em fotos cadastradas em bases públicas, como Facebook, Google e LinkedIn, ou em bancos de dados corporativos, como os perfis cadastrados em programas de recompensas.
Batizada de Face Recognition, a solução pode ser utilizada em setores como varejo, financeiro e bancos. Possui alta aplicabilidade e pode ser empregada em: programas de recompensa, pois, quando um cliente fiel entra em uma loja física, é possível reconhecê-lo e se relacionar com ele utilizando o mundo virtual; aviso de promoções; e oferta de descontos. A solução funciona em nuvem junto com a plataforma Azure ou AWS e, além do reconhecimento facial, consegue detectar o humor das pessoas e suas emoções; estima a idade; e verifica características como tom da pele, cabelo e olhos.
“A Cognizant tem inovado constantemente, e este é mais um exemplo de que estamos empenhados em gerar valor para os clientes. Apostamos em soluções digitais como essa, cujo maior diferencial, além da versatilidade em poder ser utilizada nos mais variados fins, é se conectar aos sistemas da empresa de forma muito simples, utilizando tecnologias modernas, como application programming interface (API)”, afirma Rodrigo Domingues, head de Digital Business da Cognizant no Brasil.
A Face Recognition também é ideal para o setor de segurança, porque permite a comparação de imagens de bancos de dados de foragidos com as das pessoas que estão transitando em aeroportos e pontos públicos. Outra aplicação da Face Recognition está ligada à rápida detecção de fraudes na abertura de contas digitais (para bancos), pois, ao criar a conta, é possível comparar a imagem com as do banco de dados dos clientes atuais e de tentativas de cadastro com outros nomes.