Para dar continuidade à oferta de soluções inovadoras, a Cielo lança a Cielo LIO+. A novidade, inédita no mercado mundial, é uma solução dois em um que reúne smartphone e maquininha de cartão com a melhor experiência de uso do mercado. Além das funções tradicionais de um celular competitivo e de uma máquina Cielo, o lançamento ainda conta com mais de 130 aplicativos para gestão do negócio disponíveis na Cielo Store. Trata-se da primeira solução da marca comercializada no modelo de venda, por 12 vezes de R$ 89,90 no site da companhia e nas operadoras de telefonia celular – como TIM e Claro – em uma parceria também inédita para o segmento.
Desenvolvida com o objetivo de deixar mais simples e digital o dia a dia dos micro e pequenos empreendedores na gestão de seus negócios, a Cielo LIO+ oferece mobilidade e praticidade ao vendedor. Isso porque ela é 2 em 1: o mesmo equipamento opera como um smartphone, com todas as suas funções de voz e aplicativos, e uma maquininha de cartão que se conecta de maneira rápida e intuitiva ao celular com um simples snap (encaixe magnético que oferece uma conexão imediata entre o celular e o módulo de pagamento), diferente das soluções que exigem o pareamento via bluetooth, por exemplo.
“O perfil de quem passou a aceitar cartão como meio de pagamento mudou muito nos últimos anos. O Brasil é um mercado efervescente, com diferentes perfis de negócios e o potencial do mercado empreendedor é relevante para a Cielo. O lançamento da Cielo LIO+ é mais um exemplo da nossa crença nesse segmento”, afirma Danilo Caffaro, vice-presidente de Produtos, Negócios, Marketing e Inovação da Cielo.
A Cielo LIO+ chega ao mercado com um preço atrativo para o empreendedor. A economia pode ser de até 20% quando comparada à aquisição de um smartphone e de um terminal de pagamento com características similares, como 4G + Wi-Fi e capacidade de aceitar todas as bandeiras. Mesmo comercializado no modelo de vendas, o produto mantém diversos benefícios Cielo, entre eles, o Receba Rápido, Central de atendimento 24×7, QR CodeTM Pay (em breve), e a possibilidade de contratação de serviços exclusivos como Cielo Promo e Cielo Farol.
Digitalização do empreendedor
Nos últimos anos, o perfil de quem passou a aceitar cartão mudou muito. Antes, um mercado que era essencialmente B2B ganhou um novo personagem, os micro e pequenos empreendedores que têm a fronteira entre a vida profissional e pessoal cada vez mais tênue. Para aprofundar-se no perfil do público-alvo da LIO+, a Cielo encomendou um estudo do Instituto Locomotiva. Dentre os achados, seguem destaques que reforçam o vigor da nova solução:
– 30% dos brasileiros que trabalham são empreendedores – isso significa mais de 26 milhões de pessoas no Brasil empreendendo. Em renda própria movimentada por esse público, estima-se um volume de 1 trilhão de reais movimentados por ano no país, parcela relevante da nossa economia.
– Outro ponto desse estudo que chama atenção: 71% dessas pessoas não têm um CNPJ. O mercado “empreendedor” não é formado apenas do microempreendedor individual. 3 em cada 4 pessoas que se consideram empreendedores no Brasil são pequenos e informais, desempenham atividades autônomas, vivem do próprio trabalho.
– Apenas 35% desses profissionais têm lojas ou escritórios próprios. A grande maioria dos empreendedores, hoje, está sempre em movimento. 54% dos empreendedores acessam a internet – a grande maioria (87%) pelo celular. Por outro lado, ainda é relevante a parcela dos que não acessam a internet (46%), o que representa uma enorme oportunidade.
– Os empreendedores digitais, ou seja, aqueles que acessam a internet e fazem uso dela profissionalmente, têm uma renda vinda do trabalho principal 151% maior em relação aos empreendedores não digitais.
– Um outro recorte desse estudo revela as principais finalidades da internet para quem faz uso dela no negócio. Fazer contato com os clientes, divulgar produtos e serviços e falar com fornecedores são os mais utilizados. Por isso, o celular está sempre à mão.
Além disso, as pesquisas qualitativas da empresa sobre o produto mostraram que três em cada quatro entrevistados usam o celular para ambos os fins – pessoal e profissional – e entre os que sinalizaram uso para fins profissionais, 61% realizam alguma função referente à administração do negócio e 55% para registrar pedidos. Outro dado descoberto na pesquisa é que 60% da amostra considera a possibilidade de ter mais um celular, exclusivo para uso profissional. E, por fim, do total de entrevistados, metade afirma que trocaria de celular dentro de um ano.
“A LIO + permite que o empreendedor se mantenha conectado, receba suas vendas e faça a gestão profissional do seu negócio, tudo em um único lugar. Entre os muitos exemplos de uso, a solução se mostra ideal para vendedores porta a porta, por exemplo, que precisam de um smartphone para divulgar seus produtos nas redes sociais e se comunicar com os clientes, e, ao mesmo tempo, precisam da maquininha de cartão”, explica Caffaro.