O Gartner CDAO Agenda Survey for 2025 foi realizada com 504 líderes executivos de dados e analytics em todo o mundo. Segundo a pesquisa 70% dos Chief Data & Analytics Officers (CDAOs) têm a responsabilidade principal de criar a estratégia de IA e o modelo operacional para as empresas.
O Gartner prevê que, até 2027, 75% dos CDAOs que não forem vistos como essenciais para o sucesso da IA em suas empresas perderão seus cargos C-Level. A função dos CDAOs se tornou mais estabelecida e estratégica devido à complexidade e à onipresença dos dados, seu uso e seu valor. A pesquisa constatou que os CDAOs que se reportam ao CEO aumentaram para 36% em 2025, em comparação com 21% em 2024.
No entanto, o papel dos CDAOs está evoluindo devido à priorização da IA nas empresas. Embora a função de CDAOs esteja segura, as companhias estão explorando diferentes estruturas para a liderança de IA. Os analistas do Gartner preveem que o papel dos CDAOs evoluirá em três diferentes direções. A primeira como líder especialista em Data & Analytics, nessa função, o líder de DA atua como o especialista em dados central e multifuncional da empresa, provavelmente como um VP ou chefe de dados que se reporta à TI.
A função tem uma visão holística dos dados em toda a companhia e contribui com sua experiência em todas as linhas de negócios, supervisionando o business intelligence (BI) global, a gestão de dados mestres (MDM), os relatórios e as plataformas de dados.
A segunda evolução dos CDAOs será na organização de conexões para garantir entregas. Ou seja, os especialistas defendem que os líderes terão que incorporar soluções de D&A em produtos e serviços inteligentes para CxOs, fazendo a ponte entre CxOs e os domínios de dados, analytics e IA. A função também impulsiona a agenda de IA, posicionando o profissional como um dos líderes da companhia.
O outro caminho que o Gartner apontou para os CDAOs seria o chamado “CDAx pioneiro”. O qual O “x” representa um agregado das funções e responsabilidades do Chief Data Officer (CDO), do CDAO e do Chief Data and AI Officer (CDAIO). Essa função atua como um agente de transformação e mudança, que aplica a tecnologia de forma multifuncional. O executivo, que provavelmente será um líder de IA, defende soluções para as preocupações e problemas de D&A e IA, promove princípios éticos e mantém uma forte governança em toda a empresa.
“A liderança em dados e analytics continuará a divergir no futuro próximo e os CDAOs existentes e aspirantes devem desenvolver habilidades e conhecimentos que se alinham com o caminho que escolheram. Isso os ajudará a aprimorar sua função e seu lugar na liderança de IA”, diz Sarah James, Diretora Analista Sênior do Gartner.


