O Grupo Casas Bahia lançou a sua própria ferramenta de inteligência artificial, o BahIA. A assistente de IA foi desenvolvida pela CI&T para aprimorar a experiência de compra dos clientes, desempenhando um papel central na estratégia da empresa para a Black Friday, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas.
A ferramenta vai atuar nas plataformas digitais, recomendando produtos com base nas necessidades dos clientes, fornecendo informações sobre diferenças entre produtos, por exemplo. O diretor de Tecnologia da Casas Bahia, Filipe Jaske, explica que, quando um cliente acessar o site, a IA já reconhece o perfil de compra e o histórico, permitindo que o catálogo, o feed e as páginas exibam produtos alinhados às suas expectativas.
Segundo o diretor, a hiperpersonalização na venda é um ponto crucial na jornada de compra. “Temos trabalhado integralmente para oferecer a melhor experiência ao nosso consumidor e o lançamento do BahIA é um reflexo do nosso compromisso de dedicação total ao cliente”, completa o executivo.
Além do ambiente digital, as lojas físicas também contam com a tecnologia para criar um ambiente omnichannel. Ao entrar na loja, o cliente é identificado pelo sinal de seu celular ou pelo CPF, permitindo que ele seja direcionado ao vendedor mais capacitado para atendê-lo, com base em seu histórico de compra.
“Combinando tecnologia e estratégias de customização, buscamos oferecer aos consumidores do Grupo Casas Bahia uma jornada de compra sem fricções e uma experiência elevada, que vá além de descontos, com relevância, agilidade e melhor custo-benefício. A tendência é que ferramentas de IA como essa se tornem cada vez mais comuns no varejo”, afirma Maycon Leite, Executive Manager da CI&T.