A proposta da SAP House é expor ideias para as necessidades de clientes através dos recursos tecnológicos instalados nos cômodos da residência. Case de sucesso da Fundação Amazônia Sustentável, uma ONG de atuação direta na floresta Amazônica, destaca o uso da solução Sustainability Control Tower em parceria com a SAP
Cada vez mais as empresas têm buscado formas diferentes de apresentar seus produtos e suas soluções para clientes consolidados e em potencial, utilizando-se de métodos de relacionamento cada vez mais próximo dos executivos e linguagens mais simples para facilitar o entendimento geral daquilo que está sendo oferecido.
Assim, em evento organizado para imprensa nesta quinta-feira (10), a SAP inaugurou o projeto da SAP House, um novo método de apresentação de soluções e produtos para clientes e parceiros a partir do convívio dentro de uma moradia inteligente, equipada com uma série de recursos. O objetivo é incitar a geração de propostas criativas para os problemas da atualidade.
“A SAP House coroa um ano muito especial para nós, uma oportunidade para clientes, parceiros e amigos de viverem um pouco, no dia a dia, a tecnologia e o seu impacto nas nossas vidas. A casa é uma grande tradução do nosso propósito, o que nos enche de orgulho e responsabilidade. A ideia é mesmo que todos se sintam em casa”, comentou Adriana Arroulho, CEO da SAP Brasil, durante a abertura da apresentação.
A residência apresenta 17 demonstrações tecnológicas interativas, espalhadas entre os cômodos abertos para apresentação das soluções SAP ofertadas no mercado. Além de permitir a descoberta das possibilidades que o portfólio da empresa oferece, a ideia também é levar clientes e parceiros a desenvolver novas propostas para setores variados da economia, como indústria, saúde, varejo, serviços, entre outros, através de necessidades detectadas e resolvidas dentro de um lar conectado às inovações tecnológicas da companhia.
“Por meio da jornada pelos ambientes da casa, nossos convidados poderão observar como a SAP está presente no dia a dia da sociedade, deixando negócios mais modernos e eficientes. Queremos encantar as pessoas que vierem aqui”, afirmou Gustavo Segre, vice-presidente de Marketing da SAP Brasil e organizador da SAP House.
Case em Sustentabilidade
Durante a apresentação e visitação à SAP House, o tema de sustentabilidade foi um dos mais ressaltados entre todas as soluções dos cômodos. Foi citado o relatório de Sustentabilidade da empresa, que trazia consigo dados e prestações de contas a respeito de projetos de diversidade social, governança e desenvolvimento sustentável.
“O relatório consolida um trabalho que temos feito ao longo dos anos. No levantamento, falamos das nossas perspectivas ESG, de como tratamos o nosso próprio meio ambiente, como eliminamos o uso do plástico dentro da nossa companhia e em todo o suply chain que possuímos, entre outros”, elenca Marcele Andrade, Líder de Sustentabilidade da SAP.
O relatório também apresentava o case de sucesso da Fundação Amazônia Sustentável, uma ONG de atuação direta na floresta Amazônica, que aplicou o uso da solução Sustainability Control Tower, feita para que organizações diversas monitorassem indicadores de sustentabilidade em suas atividades. A Fundação é a primeira ONG a aplicar uma solução SAP em seus projetos de preservação ambiental.
“Estamos aplicando na fundação Amazônia nossa tecnologia de plataforma para utilizar dados para gerar mais inteligência, permitindo uma atuação mais ativa dentro das comunidades e para movimentar melhor os projetos de preservação. Na realidade, é a primeira instituição do terceiro setor que possui um aporte e uma parceria com uma grande empresa do setor de tecnologia. Mas essa é só uma parte, considerando nossas perspectivas de ampliar a parceria para áreas de compliance, operações financeiras, ‘report’ para o mercado, e por aí vai”. Elenca Marcele.
Rogério Ceccato, Head de Solucion Advisor, cita como as funcionalidades do empreendimento são exemplos de compromisso com a sustentabilidade. “A Própria SAP House tem um apelo sustentável muito importante. O jardim superior provê à casa todo o controle de temperatura dos pavimentos da casa. Podemos também captar dados diversos durante o uso da residência para gerar novos parâmetros para serem aplicados à uma rotina sustentável”.
Por dentro da Casa
Foram apresentadas demonstrações em cômodos como a cozinha, a sala de controle, o closet e o escritório da casa. Em cada um deles, a proposta era apresentar as soluções SAP que a residência tinha instalada, para descobrir formas de aplicar aquela tecnologia no cotidiano empresarial. O setor do escritório, por exemplo, levou à descoberta de soluções para áreas de vendas e do mercado financeiro, com a aplicação de BI e Inteligência Artificial no controle de despesas da residência.
No caso da cozinha, os métodos de gestão de conteúdo e controle de temperatura da geladeira foi pensada como forma de cuidado para equipamentos de fármacos dos hospitais. Além disso, as soluções de rastreio e manutenção de procedência dos alimentos chamou a atenção dos setores alimentícios e de representantes do agronegócio, para promoverem um monitoramento adequado de toda a sua cadeia de fornecimento e de venda de produtos.
Por fim, o ambiente do closet atraiu ideias de inovações para o setor de varejo, seja de móveis ou de produtos de vestimenta, permitindo um cuidado mais pessoal dos clientes de e-commerce através do uso de realidade aumentada, tanto no posicionamento da mobília quanto na prova de maquiagens e vestimentas antes da aquisição do próprio produto, que também pode ser feito automaticamente e de forma digital.
“É um ambiente feito para nos sentirmos confortável e à vontade. A gente recorreu à essa casa porque buscamos ter um ambiente para mostrar com simplicidade como podemos aplicar a tecnologia em momentos de uma vida cotidiana das pessoas. Embora seja um ambiente lúdico, tentamos viabilizar os visitantes a entrarem num ambiente mais criativo, conectando dores de negócio existentes no mercado. Isso tem gerado discussões realmente positivas”, concluiu Ceccato.