É comum que empresas deixem de converter clientes por não conseguirem responder as suas dúvidas por meio de chatbots. Isso acontece porque os atendentes virtuais são programados para identificar respostas específicas. No entanto, com a propagação da inteligência artificial, como o ChatGPT, esse cenário está mudando.
Um exemplo disso é a Buser, especializada em vendas de viagens de ônibus. Com a integração entre o bot de vendas no WhatsApp e o ChatGPT, a empresa registrou um aumento de 25% na conversão de vendas pelo aplicativo. Essa combinação de tecnologias permite trazer mais compreensão das demandas do consumidor. No caso da Buser a inteligência artificial foi responsável por processar a solicitação do cliente em uma única mensagem, enviando as informações para o bot, que, via API, entrega a sugestão de passagem.
“Acreditamos que o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para empresas, principalmente e-commerces, se comunicarem e atenderem seus leads com mais rapidez e eficiência. Com a integração do aplicativo de mensageria com a inteligência artificial, o bot se torna ainda mais inteligente e capaz de interpretar e resolver as solicitações recebidas. Dessa forma, a empresa é capacitada para impulsionar e acelerar as oportunidades, proporcionando soluções para uma jornada de compra altamente assertiva”, explica Jean Uechi, Head of Product da Hi Platform.