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Brasil e México se destacam na adoção de Big Data na América Latina

Brasil e México se destacam na adoção de Big Data na América Latina

Provedores de tecnologia capazes de oferecer soluções para análise em real-time e orientadas para o Mercado, irão se destacar perante o crescimento do mercado de BDA, diz estudo da Frost & Sullivan

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O relatório da Frost & Sullivan, Latin American Big Data and Analytics (BDA) market, aponta uma receita para esse mercado de $2.9 bilhões em 2017 com projeção de $8.5 bilhões até 2023, com um compound annual growth rate (CAGR) de 19.2%. Atualmente Brasil é o país com maior receita, contribuindo com 46.7% do total de receita, seguido por Mexico (26.7%), Colombia (7.9%), Chile (6.9%), Argentina (5.6%) e Peru (2.4%).

 

O amadurecimento das organizações que são orientadas a dados, aumento da produtividade, fidelidade do cliente e Internet das Coisas (IoT) são fatores-chave para alavancar o mercado. As empresas que investem na construção e expansão de ativos de BDA, ao mesmo tempo em que se preocupam com segurança e privacidade, poderão se beneficiar das diversas oportunidades que esse mercado tende a apresentar.

 

“IoT desempenhará um papel crucial na adoção do BDA. Com uma variedade de informações geradas por dispositivos e sensores conectados, a extração e análise de grandes conjuntos de dados para análise em tempo real, gerando insights e melhorando a experiência do consumidor, constituirá uma vantagem competitiva fundamental ”, disse Mauricio Chede, Analista Sênior da Frost & Sullivan.”

O estudo aborda oportunidades de crescimento, impulsionadores e restritores, além de receita dos países e quebra da receita por vertical de indústria, além das estratégias competitivas dos principais players do mercado como IBM, Oracle, SAP e SAS.

Cinco maneiras de impulsionar oportunidades de BDA na América Latina:

 

1. Soluções acessíveis de Hadoops: Adotar ou desenvolver novas soluções na plataforma Hadoop para reduzir custos e melhorar desempenho durante as atividades de processamento de dados.

 

2. Soluções analíticas em Real-time: A maior utilização no que diz respeito ao uso de redes sociais, penetração de smartphones e eCommerce, aumentou a necessidade de análise dinâmica de dados. Empresas devem concentrar-se em como tirar proveito dessa maior base da dados sendo gerada em real time.

 

3. Soluções não Tecnicas: Soluções que não precisam de habilidades tecnicas para serem implementadas na análise dos dados. Repensar as ferramentas para criar soluções fáceis de usar, que forneçam recursos para visualizer e facilmente criar análises a partir de dados brutos estão sendo cada vez mais demandadas.

 

4. Abordagem Setorial: Desenvolvimento de soluções focadas no atendimento dos principais setores da industria que adotam e utilizam análises avançadas de distintas maneiras. As principais verticais em termos de investimento em BDA, incluem serviços financeiros, varejo e telecomunicações.

 

5.  Abordagem Consultiva: Educar o Mercado em relação aos benefícios e retorno sobre investimento na implementação de soluções de BDA

 

“Diversos fatores limitam o crescimento do Mercado, incluindo infraestrutura legada, orçamentos restritos da area de TI e falta de mão de obra especializada em BDA,” observou Chede. “Para atender a necessidade de profissionais mais especialiados, as empresas estão investindo no treinamento de seus funcionários e no desenvolvimento de cursos de extensão.”