Operação automatizada com APIs facilita também o rastreamento da redução de carbono
Sendo uma das maiores biorrefinarias do Brasil, a Uisa conta com um modelo de negócio que permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, alimentos e mais. Localizada no estado de Mato Grosso, uma região com uma das maiores biodiversidades do mundo, a empresa tem como objetivo a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono a partir do processamento de biomassas.
Para alcançar esse objetivo, a parceria entre Uisa e Sensedia se concretizou em 2022 para otimizar e automatizar o processo e, de fato, instituir a blockchain para mostrar a rastreabilidade do produto e de seus componentes para os clientes e consumidores, utilizando a plataforma da Sensedia para todo o processo e gerenciamento de informações.
De que forma utilizar blockchain para garantir a transparência e rastreabilidade de produtos se poucas pessoas sabem como isso funciona? Foi para responder a esta pergunta que a parceria desenvolveu um projeto utilizando blockchain. Com o intuito de alcançar maior transparência de dados no agronegócio no país, esse tipo de tecnologia tem intuito de capitanear a cadeia produtiva da empresa (que possui 90 mil hectares de fazenda) e automatizar o processo, garantindo conectividade e segurança para a integridade dos dados obtidos. Ao desmistificar essa tecnologia, o projeto facilita também o rastreamento de como está sendo feita a redução de carbono em suas produções.
O diretor de Tecnologia e Inovação da Uisa, Rodrigo Gonçalves, explica que: “A Sensedia entrou para conectar uma série de sistemas diferentes, e foi o motor para unificar todo o ecossistema com a camada blockchain e passar segurança ao processo, sendo um orquestrador entre a companhia e toda a plataforma blockchain. E, quando há algum contratempo na cadeia, é a Sensedia quem nos avisa para que a equipe técnica entre em ação e resolva a situação”.
Expectativas e resultados
Lançado no mercado em Abril de 2023, ainda é cedo para mensurar resultados, entretanto em termos de transparência de informações e informação ao consumidor, o nível de consulta disponibilizado pelo projeto é gigantesco. “No setor não se vê blockchain, então temos orgulho em ser a primeira empresa a utilizar essa ferramenta com o objetivo de passar transparência, mostrando em detalhes a cadeia produtiva e o histórico da produção do produto que está na prateleira do supermercado. Quando o consumidor conseguir checar com um QR code todo o processo produtivo, ele saberá exatamente tudo que está comprando, gerando um ganho de imagem imensurável para a marca, além da segurança alimentar para o cliente”, comenta Rodrigo.
É importante destacar que não existem outros projetos similares no mercado, especialmente no segmento de agronegócio – e tanto a Uisa quanto a Sensedia encaram esse lançamento com potencial de benchmarking para outros países.
Adilson Cavati, diretor de Vendas da Sensedia, explica que “a companhia foi escolhida para esse projeto por sua parceria com empresas como a AWS (Amazon Web Services), que funciona como uma habilitadora de iniciativas digitais por meio das APIs. Dessa forma, conseguimos agregar mais valor e agilidade aos clientes, oferecendo serviços de conectividade, segurança, processamento e escalabilidade necessários para fornecer agilidade na integração com os parceiros de negócio”.