por Elói Assis
Sendo das datas mais estratégicas para o varejo, a Black Friday, os varejistas aproveitam o melhor que o período tem a oferecer e se planejando por vários meses. Seja para preparar ações somente para o dia 24 de novembro, ou durante todo o mês de novembro, vale a pena dedicar uma atenção especial a esta data, conquistando e surpreendendo os consumidores. A tecnologia pode ajudar – e muito – a tornar essa experiência positiva tanto para os clientes, como para os varejistas.
Nos últimos anos, o famoso período de descontos enfrentou dificuldades no cenário brasileiro, seja por conta da pandemia ou, como no ano passado, quando as promoções enfrentaram a concorrência de grandes eventos como a Copa do Mundo de futebol. Contudo, as projeções para a Black Friday deste ano estão bem diferentes e as expectativas de vendas muito mais positivas. De acordo com o Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na data e sete em cada dez consumidores pretendem gastar igual ou mais do que no ano passado. Ainda de acordo com a empresa, as buscas pela data no Brasil cresceram 24% na comparação com 2022. Indícios promissores para o setor.
Essa Black Friday tem altas chances para gerar oportunidades para o comércio brasileiro, uma vez que a tecnologia deve assumir novamente papel importante no desempenho das vendas, seja nas lojas físicas ou no comércio online. Soma-se a isso o fato de que esta será a primeira edição da data com implementação e experimentação da nova geração de inteligência artificial em larga escala no varejo. Ferramentas de IA, sobretudo a nova onda de IA Generativa, estão revolucionando o segmento e deverão exercer um papel fundamental para alavancar as vendas nesta Black Friday.
Para que as vendas em múltiplos canais sejam realizadas sem atritos e de forma otimizada, é primordial contar com análise de dados eficientes e precisas nos mais diferentes pontos de contato com o consumidor. Neste contexto, a IA pode desempenhar um importante papel ao estudar o comportamento dos consumidores e cruzar as informações com os números de vendas, compras e giro de estoque. Dessa forma, é possível obter insights e indicadores sobre a previsibilidade de estoque, evitando rupturas – ponto crucial no dia a dia do varejo, sobretudo em uma data tão importante e competitiva – e também o excesso de produtos sem saída.
Além disso, a IA também contribui para a produtividade das equipes, automatizando funções e liberando os colaboradores para tarefas mais estratégicas e de alto valor. Ferramentas de inteligência artificial conseguem fazer análises aprofundadas de grandes volumes de dados, mitigando erros humanos e identificando eventuais fraudes. O período promocional exige uma grande demanda das equipes, assim ferramentas que facilitam processos rotineiros são uma importante ferramenta para a gestão dos times.
Outro desafio da Black Friday é a precificação. Diante de tantas promoções, lojistas querem oferecer os melhores descontos, ao mesmo tempo que não podem comprometer sua margem de lucro ou vender mais do que seu estoque permite. Neste sentido, ferramentas de IA podem agregar mais inteligência aos negócios, permitindo a adoção de estratégias de precificação dinâmica, em que os preços são ajustados automaticamente com base em vários fatores pré-determinados, como demanda e concorrência. Assim, os varejistas conseguem delinear diferentes estratégias de preço ao longo de todo o dia 24 de novembro, e por que não, construir estratégias de descontos durante todo o mês da Black Friday?
Sabemos que o período é marcado pelo excesso de comunicações, descontos e atrativos variados para levar os clientes às compras, as plataformas de IA podem apoiar os varejistas neste relacionamento e comunicação com o cliente, melhorando sua experiência. O relatório CX Trends 2023 apontou que 59% dos consumidores querem que as empresas usem os dados coletados sobre elas para criar experiências personalizadas. Essa tecnologia possui uma alta capacidade de analisar grandes volumes de dados, sendo capaz de analisar o comportamento do consumidor, permitindo a personalização de ofertas e recomendação de produtos.
Por fim, algo que deve estar na lista de prioridades dos gestores para a Black Friday é a otimização da jornada dos clientes. É fundamental oferecer uma jornada de compra com o mínimo de atrito possível, prestando todo o suporte aos consumidores e tirando suas dúvidas. Neste contexto, o atendimento por meio de chatbots com IA Generativa pode ser de grande valor. Atualmente já é possível encontrarmos interações ainda mais completas, com mais informações e opções, entregando respostas mais qualificadas e aprimorando, assim, a experiência dos usuários.
*Elói Assis é diretor-executivo de produtos de Varejo da TOTVS