Tecnologia viabiliza processos de identificação e pagamento até 9x mais rápido que métodos tradicionais
De acordo com o relatório “CX Trends 2022”, produzido pela Zendesk, consumidores do mundo inteiro almejam atendimento simplificado e 61% deles recorreriam a um concorrente após uma experiência ruim. Alinhada com esta tendência mundial, está a solução da Payface – startup de reconhecimento facial para pagamentos – que torna o processo de identificação e pagamento mais rápido e prático que os métodos tradicionais.
Segundo Diana Maria Morales, de 37 anos, cliente da rede supermercadista paulista St Marche, que aderiu à solução da Payface em maio deste ano, o que mais chama a atenção na tecnologia é a praticidade que ela proporciona. “Eu sou mãe, tenho um bebê de colo e fazer compras com ele é bem difícil, então, adorei a simplicidade de pagar sem ter que pegar um cartão no bolso”, comenta.
Felicio Dal’Col, 38, também se impressionou com a usabilidade da biometria facial. Quando voltava de uma corrida no Aterro, Felicio, que no momento não portava os meios tradicionais de pagamento, entrou na unidade do St Marche da Zona Sul de São Paulo e, apenas com um sorriso, comprou uma água de coco. “A facilidade e a segurança para compras é impressionante. Não preciso carregar cartões, dinheiro e nem o celular. É só mostrar o meu rosto e pagar”, declara.
De acordo com Eládio Isoppo, CEO da Payface, a experiência do cliente é o maior propósito da fintech, que busca otimizar os processos de identificação e pagamento. “É um procedimento super prático, pois o cadastro é feito uma única vez e, a partir disso, o consumidor pode efetuar compras em qualquer estabelecimento que aceite Payface, levando poucos segundos para fazer o pagamento”, explica.
Com recorrência de compra na operação da rede St Marche de 3,5 vezes ao mês, a Payface tem conquistado a fidelização dos clientes finais e transformado o hábito de consumo. “Prezamos em entregar aos nossos usuários uma mudança de comportamento. É mais prático, fácil, seguro, sustentável e muito mais leve poder fazer compras só com o rosto”, destaca Isoppo.
Felicio é um exemplo de cliente que mudou seu hábito de consumo. “No início fiquei receoso pela tecnologia, porém, desde que o supermercado implementou a solução, eu faço a maior parte das minhas compras por meio da Payface e nunca deixei de utilizá-la”, conta o rapaz que afirma que “gostaria de poder utilizar a Payface em todos os lugares, inclusive no metrô”.
Para a felicidade dos consumidores, que assim como o Felicio gostariam de encontrar a biometria facial para pagamentos em mais locais, a Payface já tem planos de expansão. Para este ano, a fintech dispõe de operação voltada às redes de supermercados, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para 2023, o plano estratégico é abrir operações no segmento de farmácias.