Os clientes do Banco do Brasil agora podem realizar um total de 11 serviços financeiros, entre transferências, recarga de celular e liberação de cartão de crédito, pelo WhatsApp. O serviço está em expansão para uma base de 3 milhões de clientes. A solução alia o uso da inteligência artificial, com a prontidão do chatbot e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.
Para acessar o Banco do Brasil no WhatsApp, é necessário apenas salvar o telefone [55] 61 4004 0001 em seu celular e iniciar uma conversa. Quando um serviço de informações, como solicitar um extrato de conta corrente, for solicitado pelo cliente, um código de confirmação será enviado pelo Banco via push ou SMS. Para as outras transações, os clientes também deverão digitar sua senha. Depois, o cliente receberá uma resposta confirmando a transação, tudo em texto. Se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB.
Chatbot
Desde 2017, o Banco do Brasil utiliza o Watson da IBM, uma solução em inteligência cognitiva, para ajudar os funcionários a resolver os problemas dos clientes. Em agosto de 2017, a poderosa nova tecnologia também começou a ser usada para dar suporte aos pedidos dos clientes no Facebook Messenger. O assistente virtual responde usando uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações dos usuários. Após o lançamento do seu Assistente Virtual, o Banco do Brasil aumentou 71% suas interações com os clientes via mídias sociais.
Pesquisa
A agência “We Are Social” e a plataforma “Hootsuite” publicaram em 2017 um estudo sobre o uso da Internet e das redes sociais. Este estudo indicou que o Brasil é o terceiro país no ranking que aponta quem passa mais tempo na internet. Os brasileiros gastam em média nove horas por dia na Internet. Além disso, o Brasil aparece entre os primeiros em tempo gasto nas redes sociais: mais de três horas por dia.