Lidando com sonhos
Apesar do nome, a pernambucana Moura Dubeux é a maior construtora e incorporadora da região Nordeste do País. A empresa, hoje com mais de 40 anos, começou quando os três irmãos engenheiros, Aluísio, Gustavo e Marcos José Moura Dubeux, pensaram em construir um prédio para reunir suas famílias. Com a adesão de amigos e o sucesso do produto, surgiu a construtora.
De lá para cá, passaram-se nada menos do que 40 anos e a Moura Dubeaux tem mais de 240 empreendimentos em seu portfólio, entre flats, studios e apartamentos maiores. Com cerca de 3 mil colaboradores e faturamento da ordem de R$ 1,3 bilhão, a empresa anunciou recentemente sua entrada no mercado de imóveis para a classe média, com o metro quadrado a partir de R$ 5,5 mil. Entre os projetos hoje em execução, realiza o retrofit do antigo hotel Pestana de Salvador, na Bahia, que ficou famoso por sua localização em cima de uma rocha.
Com ao IPO, em 2020, uma das prioridades da Moura Dubeux foi a organização da infraestrutura de TI com a padronização das máquinas e o investimento em equipamentos de ponta. Nesta época, o atual CIO, Washington Franco, com trajetória que inclui passagens por empresas como Neo Energia, Baterias Moura e Grupo Edson Queiroz, estava em um período sabático no Canadá quando um amigo comentou sobre a oportunidade na empresa.
Washington assumiu a TI da companhia em agosto de 2022 e, com a infraestrutura organizada, seu grande desafio foi a definição de sistemas aplicativos que contemplassem principalmente a experiência do cliente. Washington traçou um plano de 100 dias buscando a máxima de “fazer a diferença para o cliente” e, internamente, promover a reaproximação com as outras áreas da empresa oferecendo ferramentas para maior eficiência operacional.
O plano foi compartilhado e aprovado pela alta direção que, segundo o executivo, sempre acreditou na importância da tecnologia. Foi desenvolvido um road map que hoje está em execução. Ele conta que este é o ano da virada e a tecnologia deve ser o suporte e a catalisadora de mudanças.
O trabalho é desenvolvido com apoio e parcerias como o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do país, que fica em Recife, Pernambuco, e a desenvolvedora Loomi, uma empresa também nordestina que trabalha junto com a Moura Dubeux nos aplicativos que serão lançados ao longo deste ano. O público destes aplicativos são clientes da incorporadora, corretores que trabalham com a empresa e os colaboradores.
Alguns dos passos já foram dados como o canal de parceiros, voltado aos corretores. Trata-se de uma plataforma que facilita o trabalho de parceiros próprios e terceiros na oferta de produtos, chegando até o contrato eletrônico. Já o sistema de relacionamento com o cliente ganhou 23 funcionalidades que incluem o acompanhamento da evolução da obra e da gestão financeira do empreendimento, além do acesso à toda documentação como planta baixa e escritura, quando estiver disponível.
Entre as novidades está também a customização do empreendimento por meio da plataforma. A companhia possui uma divisão, a Moura Dubeux Store, onde o cliente escolhe os acabamentos de seu apartamento. “É como se ele estivesse em um home center”, explica Wahshington. Até o meio deste ano, qualquer solicitação de assistência técnica para o imóvel também poderá ser solicitada diretamente no aplicativo e o comprador poderá ainda antecipar parcelas de seu pagamento diretamente no sistema.
Outra iniciativa em andamento é a integração de todos os canais de comunicação da companhia de forma que o cliente encontre as respostas e soluções que busca em um só lugar, facilitando também o processo para a empresa como um todo. Todas estas facilidades refletem no trabalho dos colaboradores, que podem focar em demandas maiores não contempladas pelo sistema.
“O objetivo é facilitar a vida do colaborador por meio do uso da tecnologia, onde cada área entregua o seu melhor. No dia a dia, a área de TI trabalha com parceiros como SAP, Microsoft, Totvs e AutoCAD, entre outros. Washington acrescenta que as outras áreas da companhia têm uma forte expectativa com relação a 2023 e seu objetivo é fazer a diferença.
Washington resume sua meta do ano: “não se perder para cumprir integralmente os compromissos assumidos com todos os públicos com os quais a empresa se relaciona interna e externamente”.
*Stela Lachtermacher é jornalista de TI, com atuação como editora e colunista no Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Editora Abril e diretora editorial na IT Mídia. Hoje tem sua própria empresa, a Candelabro, onde trabalha na produção de conteúdo para todas as plataformas editoriais e participa do Conselho Editorial da Decision Report.