Edit Content

Menu

stela-fixa

Bastidores da TI: Gerardo Carvalho, do Atacadão Dia a Dia

Bastidores da TI: Gerardo Carvalho, do Atacadão Dia a Dia

Esta semana a Bastidores da TI conta a história da área de Tecnologia e Inovação do grupo Atacadão Dia a Dia, que nasceu no interior de Goiás com uma estrutura familiar e hoje está presente também em Brasília, além de uma loja na Bahia e outra no Tocantins com um formato conhecido como Atacarejo.

Esse modelo geralmente é instalado em galpões nos quais os estoques ficam sobre as gôndolas e possuem um mix menor de produtos mais focados em alimentação e produtos de higiene e limpeza.

Sem conhecimento prévio do setor de varejo, Gerardo Carvalho, Diretor de TI e Inovação, mergulhou neste universo em 2018 e, de lá para cá, desenvolveu com seu time soluções inovadoras que já provocaram grande impacto no negócio. Descubra quais foram as soluções nesta edição da Bastidores da TI.

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Tudo ao mesmo tempo, agora

Gerardo Carvalho chegou ao Atacadão Dia a Dia em 2018 com uma tarefa eu diria que hercúlea: estruturar a TI de forma que esta deixasse de ser apenas uma área suporte, realizar a transformação digital e implementar inovações, simples assim, e com um pequeno detalhe, era sua estreia no setor do Varejo, vindo de um grupo que atua na área de desenvolvimento imobiliário e energia renovável.

Ao me contar sobre os projetos que realizou desde então eu o questionei por onde ele havia começado o enfrentamento de tamanho desafio. Antes de entregar a resposta que ele me deu e que pode ser uma dica para outros profissionais, vale situar que o Atacadão Dia a Dia é uma empresa de origem familiar que nasceu há 30 anos no interior de Goiás, chegando depois a Brasília e à Bahia e Tocantins, respetivamente nas cidades de Luiz Eduardo Magalhães e Gurupi, consideradas novas fronteiras do agronegócio.

Começou com varejo, migrou para o atacado e hoje atua no chamado Atacarejo, caracterizado por ser uma estrutura menos sofisticada que os hipermercados, geralmente instalado em galpões nos quais os estoques ficam sobre as próprias gôndolas, possuem um mix menor de produtos, focados em alimentação, higiene e limpeza, e com isso conseguem ter custos menores e preços atraentes. Atualmente, o Atacadão Dia a Dia possui 25 lojas, cerca de 6 mil funcionários e faturamento da ordem de R$ 5 bilhões.

Voltando à pergunta inicial de como atender uma demanda tão desafiadora, ele me conta que teve que dividir o Gerardo em dois, o gestor de tecnologia e o gestor de negócios. E explicou que este segundo Gerardo não só conversou com todas as áreas como chegou a sentar e experimentar o trabalho do operador de caixa de loja, foi  aos centros de distribuição e estudou toda a logística de forma a entender como o Varejo funciona.

O convencimento a respeito dos investimentos a serem feitos junto à alta direção foi obtido a partir de demonstrações como o custo de um PDV – Terminal Ponto de Venda parado, que são os caixas, e o custo de enfrentar um vazamento de dados x ter uma equipe de segurança da informação, tudo isso trazendo benchmarks do mercado e demonstrações do ROI – Return of Investment.

Resultado, a equipe de TI sofreu um incremento de 10 para 40 pessoas. E, percorrida esta trajetória, Gerardo hoje é diretor estatutário, fazendo parte do board da empresa onde são tomadas as decisões estratégicas do grupo. Juntando os conhecimentos obtidos pelos dois Gerardos, o executivo conta que começou então o trabalho mais estratégico direcionado a dois focos, a experiência do cliente e o aumento da receita, demanda recorrente em todas as empresas e premente no Varejo, onde as margens são bem estreitas.

E um projeto que contemplou as duas frentes foi o Busca Preço, aquele leitor de código de barras para consulta de preço que, como ele mesmo comentou, muitas vezes frustra o consumidor por não estar funcionando. Porém, além de desenvolver o próprio sistema, hardware e software, de forma a garantir o funcionamento do equipamento, a área de TI do Atacadão Dia a Dia agregou serviços ao aparelhinho.

Gerardo explica que o leitor desenvolvido possui uma tela maior que permite seu funcionamento como ponto de merchandising e mais, o sistema detecta o que ele chamou de marca de calor, que avalia o volume de pessoas que circula nas proximidades de cada Busca Preço. O que fazer com esta informação? Não só usar para redimensionar o lay out da loja como na comercialização de espaços nas gôndolas junto à indústria. “Conseguimos transformar o equipamento de consulta em fonte de receita”, afirma.

Mais uma inovação da área que contempla Inovação, Automação e Robotização com resultados em termos de custos e agilidade foi o desenvolvimento de um robô, usando a tecnologia RPA, Robotic Process Automation, capaz de fechar cada um dos caixas das lojas fazendo a checagem e verificação dos valores recebidos em dinheiro e cartões de débito e crédito.

Esta conciliação com bancos e operadoras de cartões levava 30 dias em média a partir do fechamento do caixa. Com o novo equipamento o processo é feito em dois dias, isso porque depende do retorno das instituições financeiras envolvidas porque no Atadadão ele acontece em tempo real ao final do expediente.

Paralelo a tudo isso, Gerardo está coordenando a implantação do SAP e focando também no clube de relacionamento do Atacadão Dia a Dia, que hoje tem mais de um milhão de clientes, de forma a aproveitar melhor as informações que são obtidas usando ferramentas de datamining e IA. “Preciso oferecer aquilo que o cliente precisa quando ele ainda nem sabe que precisa.” E destaca: “nada desta transformação teria acontecido se não tivéssemos trabalhado as pessoas de todas as áreas, não só de TI”.

*Stela Lachtermacher é jornalista de TI, com atuação como editora e colunista no Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Editora Abril e diretora editorial na IT Mídia. Hoje tem sua própria empresa, a Candelabro, onde trabalha na produção de conteúdo para todas as plataformas editoriais e participa do Conselho Editorial da Decision Report.

Conteúdos Relacionados