A combinação de tecnologias de automação ajudam instituições financeiras a escalar o negócio de forma rápida e a melhorar a experiência do consumidor
O aumento da margem do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS e a inclusão de novos beneficiários fez com que as instituições financeiras recebessem um volume de pedidos de crédito maior do que o esperado. Dados da Stoque, empresa de soluções de automação digital para processos e documentos especializada em automação de back office bancário, mostram que, de fevereiro a março, um dos maiores bancos do Brasil registrou um aumento de 712% no número de propostas recebidas.
Atender essa grande demanda só foi possível por conta da combinação de diversas tecnologias dentro de uma plataforma de esteira de crédito, como extração de dados via OCR, facematch com inteligência artificial, RPA, computer vision e motor de regras.
“Sem automação, seria necessária a contratação de centenas de pessoas em poucos dias, o que poderia inviabilizar o processo. Mas, como a esteira de crédito da instituição, operada pela Stoque, já tinha um grau elevado de automação, foi possível ampliar a aplicação de tecnologia artificial e cognitiva e assim escalar a operação de forma ágil e eficiente”, explica Roberto Carrasco, CTO da Stoque.
Com isso, 65% das propostas foram validadas de forma automática, sem intervenção humana e com qualidade. “Mesmo com um número reduzido de pessoas, conseguimos entregar mais de 50 mil contratos em apenas um dia”.
O mesmo processo é aplicado na esteira de crédito imobiliário, que também se torna mais rápida e menos burocrática com automação. Segundo o último levantamento da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), a concessão de crédito imobiliário no Brasil atingiu R$ 17 bilhões em maio deste ano, alta de 49,2% se comparado com o mês anterior.
“O que reforça a necessidade de as instituições investirem cada vez mais em tecnologia. Em um mercado com concorrência acirrada, a instituição mais preparada, com menos burocratização e, claro, taxas mais atrativas, consegue conceder mais crédito, com mais rapidez e uma boa experiência ao cliente”, reforça Carrasco.
Benefícios para bancos e consumidores
Pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela Unico, aponta que 94% dos brasileiros já perderam tempo com instituições financeiras, incluindo ter que ir presencialmente a uma agência para levar ou assinar um documento (71%), por conta das burocracias de autenticação bancária. Além disso, 36% disseram que já deixaram de pedir empréstimo por excesso de documentos solicitados. A automação bancária é vista por especialistas como a única alternativa capaz de tornar a oferta de serviços mais ágil, transparente e menos burocrática para o consumidor e, ao mesmo tempo, reduzir custos e ser mais eficiente para as instituições.
“A transformação digital no setor financeiro trouxe uma nova experiência ao usuário, que não precisa mais ir ao banco para solicitar um empréstimo ou abrir uma conta. Tudo isso pode ser feito pelo próprio celular. Essa expectativa do cliente em relação à interação com o banco, hoje de forma digital, tendo uma boa experiência ou não, é o que vai determinar sua fidelização”, afirma Thiago de Assis, CEO da Stoque.
Outro levantamento feito pela Bain & Company sobre as vantagens da automação no setor financeiro, mostra que 45% dos bancos consultados tiveram a melhora da qualidade dos serviços e reduziram falhas. Além disso, 42% agilizaram as tomadas de decisões e 38% tiveram redução de custos indiretos. “A automação é um investimento de alto impacto e baixo esforço que vem mostrando um ganho gigantesco para todo o setor, que não só torna os processos mais rápidos, eficazes e seguros como melhoram a experiência do consumidor, tornando o negócio mais competitivo”, diz.