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Banco utiliza IA integrada com low-code em processo seletivo

Banco utiliza IA integrada com low-code em processo seletivo

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Plataforma desenvolvida pela Digital Alchimia reduziu custo de projeto em 50% e acelerou a entrega do sistema

Com um cenário de mais de 8 milhões de desempregados no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vagas de emprego têm sido muito disputadas. Os empregadores recebem milhares de currículos e, às vezes, os processos seletivos demoram por conta desse volume.

Pensando nisso, a consultoria Digital Alchimia desenvolveu um projeto para a utilização de reconhecimento de emoções, por meio de inteligência artificial (IA), para analisar os 6 mil vídeos que receberam dos candidatos que estavam na disputa de vagas para um processo de recrutamento na área financeira. Os interessados deveriam responder uma determinada pergunta em até 1 minuto e 15 segundos de vídeo.

Quem demonstrasse motivação, alegria e entusiasmo era pré-ranqueado no processo. Com o uso de IA para reconhecer as emoções e a utilização de plataforma low-code, o sistema foi implementado de forma rápida, em 45 dias, além, de ter sido 50% menos custosa para o cliente.

Rafael Pereira, especialista em TI à frente da Digital Alchimia, conta que o cliente já havia orçado esse mesmo projeto com plataformas de programação tradicionais, mas os orçamentos e prazos estavam inviabilizando o andamento do programa, que segundo os consultores levaria mais de três meses.

“Como utilizamos a plataforma low-code para integração da Inteligência Artificial, reduzimos o custo do projeto em 50% e entregamos tudo em 45 dias. A tecnologia low-code te dá uma maior agilidade e eficiência sem comprometer a qualidade do trabalho”, explica o consultor.

Não à toa, segundo a consultoria Gartner, o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento de low-code, deverá atingir US$ 26,9 bilhões em 2023, cifra que representa um aumento de 19,6% em relação ao ano passado.

Usando a mesma interface de programação, Rafael conta que também entregou uma solução que transcrevia o vídeo da entrevista, assim o banco poderia pontuar palavras-chave que a área de Recursos Humanos havia pré-determinado.

Se o candidato usasse as tais palavras-chave, como “trabalho em equipe”, “ambição”, “liderança”, entre outras, o candidato recebia uma pontuação maior. Mas Rafael reforça que, todas essas tecnologias de IA, devem ser usadas sempre como critério de avaliação e não de corte. “Certifique-se de que esse tipo de tecnologia seja usada como ferramenta adicional, mas nunca como um tipo de exclusão automática”, diz o consultor em TI.