Buscando garantir a disponibilidade de acesso aos serviços de banking, crédito e consumo, além de melhorar constantemente a experiência dos usuários com o app, o Banco PAN resolveu implementar a plataforma de observabilidade Elastic, que monitora toda a jornada dos clientes no aplicativo.
Com a ajuda da V8.TECH, as empresas fizeram um business case que mostrava ser possível ter uma ferramenta que atendesse às necessidades do banco e ser economicamente mais eficiente. A tecnologia de observabilidade permite ao Banco PAN coletar e visualizar logs, registros de cada ação realizada dentro do aplicativo, quase em tempo real, para otimizar a manutenção do app. Isso permite que o Banco tenha uma resposta muito mais ágil, garantindo uma experiência mais fluida na plataforma.
“Monitorar a jornada dos nossos clientes é fundamental para diversas áreas do PAN. Olhamos para o todo, desde as áreas de desenvolvimento, até operação e sustentação. Qualquer instabilidade que possa impactar a navegação do cliente merece e é objeto da nossa atenção”, explica Edilson Albuquerque, superintendente de infraestrutura e nuvem do Banco PAN.
Log como um BI em tempo real
Com a centralização dos logs, o PAN criou recentemente um novo indicador para acompanhamento de transações financeiras dos cartões de crédito e débito dos clientes, trazendo muito mais clareza para a operação. “Isso mostra a eficiência do Banco PAN em trazer cada vez mais uma observabilidade orientada a negócios”, destaca Otoniel Ribeiro, Gerente Executivo de Infraestrutura & Cloud do Banco PAN.
Atualmente, todas as informações das operações feitas pelo aplicativo e relatadas pelos logs ficam visíveis para as áreas responsáveis a partir de painéis e relatórios, garantindo mais inteligência para o monitoramento.
Outra vantagem da estratégia de gestão de logs é a capacidade do banco em cruzar dados a partir de comportamentos. Felipe Queiroz, engenheiro de sistemas sênior da V8.TECH ressalta que, hoje, a instituição também pode usar os dados dos logs para gerar ações proativas.
“Se for identificado, por exemplo, que alguém com alto engajamento não acessa mais o app há algum tempo, o banco pode tomar uma ação preventiva para evitar o churn. Além disso, podemos também acelerar o processo de identificação de instabilidades e a causa raiz de cada uma delas com processos baseados em Machine Learning e IA. Isso é agregar valor ao negócio”, explica Queiroz.
Menos custos e maior eficiência nas correções
Com a plataforma da Elastic, o Banco PAN reduziu em 58% os custos com armazenamento de logs em nuvem. “Antes, havia uma gestão descentralizada de logs e isso dificultava o trabalho do nosso time de desenvolvedores. Agora, temos uma melhor gestão de observabilidade do aplicativo e com um gasto menor”, aponta Ribeiro.
O executivo destaca também que a implementação melhorou a experiência das equipes de desenvolvimento, que passaram a contar com uma plataforma de gestão de log de aplicação mais simples de ser usada, permitindo mais agilidade nas respostas.
“As informações e organização dos dados trazem indicativos importantes sobre os interesses dos nossos clientes, permitindo que aperfeiçoemos nossos produtos e serviços de forma mais inteligente. Com isso, geramos mais robustez nas plataformas e entregamos uma experiência única, simples e eficaz, engajando nossos clientes em um ecossistema completo de banking e consumo”, finaliza Albuquerque.