A Avianca Holdings, companhia aérea nacional da Colômbia, conta com a parceria da Accenture no desenvolvimento do Chatbot. O objetivo é melhorar a experiência digital dos clientes da empresa, oferecendo aos viajantes uma gama de serviços úteis relacionados a viagens, além de informações em tempo real.
O Chatbot do Facebook Messenger – batizado de “Carla” e baseado em um protótipo da Accenture Interactive – inaugura um novo canal intuitivo para os clientes interagirem com a Avianca. O chatbot Carla permite que os clientes confirmem itinerários e status do voo, localizem bagagem e até façam check-in para voos domésticos na Colômbia por meio de dispositivo móvel. Os viajantes ainda podem consultar o chatbot para obter informações sobre reembolsos de bilhetes, além de fornecer feedback em tempo real para o Serviço de Atendimento ao Cliente da companhia.
“Carla permite que nos conectemos com mais de 28 milhões de clientes de forma simples e intuitiva, oferecendo serviços úteis em uma plataforma utilizada diariamente, sendo um dos primeiros assistentes virtuais a serem lançados na Colômbia”, destaca Rodrigo Trevizan, diretor de experiência digital da Avianca Holdings S.A. “Carla diferencia a Avianca como companhia inovadora no mercado de aviação comercial, à medida que continuamos a nos beneficiar das mais recentes tecnologias digitais para atender às necessidades pessoais de nossos viajantes”, acrescenta.
Carla dá suporte a diversas consultas relacionadas a viagens, além daquelas fornecidas por chatbots de finalidade única na indústria. Por exemplo, Carla também pode mostrar aos clientes informações como a previsão de tempo nos seus destinos e alertas – que podem ser facilmente configurados – para lembrá-los de levar seus passaportes ou buscar roupas na lavanderia antes de irem para o aeroporto. No futuro, Carla poderá traduzir palavras e frases básicas, como “Sou alérgico a amendoins”, do Espanhol para seis idiomas, incluindo Inglês, Japonês e Chinês.
A Accenture e a Avianca desenvolveram e lançaram o Chatbot Carla em apenas seis semanas, beneficiando-se do protótipo da Accenture e da colaboração com especialistas da divisão de experiência do consumidor da Accenture Interactive, bem como com especialistas globais em mobilidade e indústria da Accenture, a partir do Accenture Mobile Apps Studio, em Madrid.