Empresa adotou solução para integrar dados do backoffice e agilizar os processos de tomada de decisão
A Atech escolheu o sistema de gestão empresarial SAP S/4HANA Cloud como a base para suas iniciativas de transformação digital e de aumento de eficiência operacional que estão em curso. Além disso, a escolha se deu também pelo fato de ser uma solução que vai permitir a Atech agregar o máximo de dados dentro do mesmo sistema ao mesmo tempo que habilita a empresa para adoção de novas tecnologias de gestão e de desenvolvimento de soluções.
Com duração de 9 meses, o projeto de migração do ERP atendeu a necessidade da empresa de consolidar toda a gestão de processos em uma única plataforma, automatizar processos manuais e integrar informações de diversas áreas, visando maior eficiência operacional e otimização do tempo das equipes.
Mauro do Santo Junior, Head de Inovação e TI da Atech, explica que a empresa identificou a necessidade de aprimorar a gestão das informações geradas pelo backoffice e com isso agilizar a tomada de decisão. “Nossos sistemas estão em aeronaves, em aplicações nas áreas de tráfego aéreo civil e militar e na gestão de ativos, além de projetos complexos de manutenção e logística. Precisávamos de um sistema de gestão empresarial com arquitetura integrada e inteligente, que reduzisse a complexidade da TI e trouxesse dados consistentes, assertivos e transparentes para geração de relatórios de ponta a ponta para gerar insights de negócios, agilizar a tomada de decisão, além de sustentar nossos planos para o futuro”.
Para resolver os desafios de negócios, a Atech optou pela operação na nuvem, com centralidade dos dados, segurança da informação, capacitando a empresa para integração futura com os demais sistemas da organização.
O projeto foi conduzido pelo parceiro KPMG e teve duração total de nove meses, sendo os dois primeiros dedicados ao planejamento para avaliar o nível de adoção, com objetivo de manter o máximo possível dentro da oferta standard do SAP S/4HANA e os outros sete meses dedicados ao processo de implementação, que seguiu de forma totalmente remota.
Com o go-live realizado no início de 2021 operam integradas ao novo ERP digital as áreas de suprimentos, vendas, produção, manutenção, projetos, finanças que inclui ativos imobilizados, contas a pagar/receber, tesouraria, contabilidade e controladoria.
“Hoje usamos uma solução que facilita a integração com outros sistemas necessários para operação do backoffice e oferece estrutura adequada para aumento da eficiência operacional”, explica Mauro Jr.