Edit Content

Menu

shutterstock_415938634_Xcages

Até 2028, mais de 20% dos apps de ambientes de trabalho serão orientados por IA, prevê pesquisa

Até 2028, mais de 20% dos apps de ambientes de trabalho serão orientados por IA, prevê pesquisa

Segundo a pesquisa, os aplicativos de ambientes de trabalho usarão algoritmos de personalização orientados por IA para experiências adaptativas dos colaboradores

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

De acordo com pesquisa divulgada pelo Gartner, em 2028, os aplicativos de ambientes de trabalho digitais usarão algoritmos de personalização orientados por Inteligência Artificial (IA) para gerar experiências adaptativas para colaboradores para aprimorar os aplicativos de ambientes de trabalho e preencher a lacuna com experiências semelhantes às fornecidas por apps voltados para o consumidor.

 

De acordo com a consultoria, isso parte de um cenário de piora na satisfação com as ferramentas de trabalho: De 5.141 funcionários, foi constatado que apenas 23% dos colaboradores digitais estavam totalmente satisfeitos com seus aplicativos de trabalho no ano passado, em comparação com 30% em 2022. Os trabalhadores digitais satisfeitos com os apps de ambiente de trabalho têm quase três vezes mais chances de relatar que são muito mais produtivos em comparação com aqueles que não estão satisfeitos.

 

A pesquisa apontou algumas medidas que líderes de tecnologia devem adotar para melhorar a experiência de seus colaboradores nas plataformas digitais como o uso IA para analisar os estilos de trabalho, insights personalizados e automatizar fluxos de trabalho. Além disso, os líderes devem garantir a transparência de como os algoritmos de funcionam e aderem às diretrizes éticas. Identificar as metas essenciais, como melhorar a capacidade do atendimento ao cliente de resolver uma solicitação na primeira interação.

 

O Vice-Presidente e Analista do Gartner, Tori Paulman, reforçou que nesse ambiente os algoritmos podem ser uma ferramenta essencial para observar o fluxo de trabalho e mudar o nível da produtividade. “O poder desses algoritmos traz à tona insights valiosos, simplifica as informações, prioriza as tarefas para os funcionários e até automatiza os fluxos de trabalho para economizar tempo e facilitar o trabalho principal”, finalizou.