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Assistentes de IA Generativa: aumento de produtividade, melhoria no serviço e na automação

Assistentes de IA Generativa: aumento de produtividade, melhoria no serviço e na automação

As aplicações que permitem diminuir a barreira tecnológica da IA Generativa, criando assistentes para se conectar com qualquer fornecedor deste modelo, além de adicionar valor no uso em diferentes processos, também trazem velocidade de adoção das tecnologias de IA Generativa nos aplicativos corporativos.

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O uso da chamada Inteligência Artificial Generativa (GenIA) cresce cada vez mais entre as empresas. De acordo com pesquisa da consultoria McKinsey, realizada em 2023, 70% das companhias no mundo já usam a tecnologia em algum nível no negócio. E segundo o relatório da Markets and Markets, o mercado de IA Generativa ainda deve crescer 30,1% até 2028, o que equivale a US$ 51,8 bilhões.

 

Ou seja, ainda estamos inaugurando páginas na evolução da tecnologia, impulsionada pelos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs). Essas ferramentas têm a capacidade de usar a IA para impulsionar resultados ao permitir que profissionais acessem dados, integrem sistemas complexos e automatizam processos de maneira facilitada no setor corporativo.

 

As aplicações que permitem diminuir a barreira tecnológica da IA Generativa, criando assistentes para se conectar com qualquer fornecedor deste modelo, além de adicionar valor no uso em diferentes processos, também trazem velocidade de adoção das tecnologias de IA Generativa nos aplicativos corporativos.

 

Os chamados assistentes de IA Gen atuam em três etapas. Primeiramente, fazem a compreensão de texto que foi passado pelo ser humano para, em seguida, analisar essa informação com algoritmos de ML (Machine Learning) e bancos de dados, documentos ou sistemas externos para gerar uma resposta ou executar uma tarefa. 

 

Observando como os assistentes de IA podem transformar a operação de sistemas Business-to-Business, é possível obter respostas automatizadas baseadas em informações não estruturadas, o que inclui a recuperação de dados e a geração de relatórios de maneira mais eficiente; ter uma navegação assistida baseada em intenções, facilitando a interação com sistemas complexos, o que substituiu a navegação por menus por uma abordagem mais intuitiva; além de automatizar processos internos, reduzindo a carga de trabalho manual e, consequentemente, acelerando processos administrativos.

 

Esses assistentes de IA são amplamente aplicáveis em diversos setores. Na saúde, por exemplo, podem auxiliar os médicos na análise de dados clínicos. Já no setor financeiro, podem automatizar processos como a gestão de contas e a análise de riscos. E, em ambientes corporativos, os assistentes de IA ajudam a gerenciar fluxos de trabalho, automatizar tarefas administrativas e melhorar a comunicação interna. 

 

E quando utilizamos os assistentes de IA para ajudar as empresas a entenderem os problemas, dores e expectativas dos consumidores ao longo da jornada de compras e nos pontos de contato com a empresa, este recurso permite, por exemplo, cadastrar a retroalimentação das opiniões dos clientes e gerenciar os dados dos fluxos de navegação nos sistemas para ter uma melhor informação para a tomada de decisões para implementar melhorias na experiência do usuário, reduzir o tempo de resposta, além de operar com suporte 24 x 7.

 

Explorar as possibilidades dessa tecnologia, sua presença em nossas vidas e negócios a partir da definição dos resultados que são importantes para os negócios só tende a trazer inovações e, consequentemente, benefícios para haver, realmente, uma atuação mais competitiva no mercado.

 

*Ricardo Recchi  é country manager Brasil, Portugal e Cabo Verde da GeneXus by Globant

 

*Rodrigo Mendez é solution specialist da GeneXus by Globant