A Arezzo&Co conseguiu construir e consolidar o seu ecossistema digital. Essa plataforma representa hoje mais de 25% das receitas da empresa. Em 2014, o faturamento dos canais online era de R$ 43,8 milhões. Agora, esse valor supera a marca de R$ 1 bilhão. Parte do resultado obtido pela Arezzo&Co vem da parceria com a Sofist, que permitiu a implementação de uma Cultura de Qualidade, prática que prioriza a excelência em todas as etapas de desenvolvimento de um produto.
Quando a empresa de moda iniciou o seu processo de digitalização, o foco era primeiro criar uma estrutura completa no ambiente digital e, a partir daí, começar a olhar para setores específicos. Porém, com a participação da Sofist, a qualidade passou a ser tratada de uma forma mais estratégica, o que ajudou o grupo a estabelecer uma plataforma estável, escalável e confiável.
“Para a Arezzo&Co, a questão da qualidade é um quesito muito importante. Prova disso é a evolução que estamos conquistando nos últimos anos. Se ficarmos 1 hora sem faturar, dependendo do contexto, além da perda financeira, temos um impacto negativo na reputação da companhia. E a Sofist nos ajudou muito nessa questão, pois fez parte de um processo de amadurecimento digital e desenvolvimento de uma cultura de qualidade”, explica Maurício Bastos, CDO da Arezzo&Co.
O início da parceria
Em 2014, a Arezzo&Co estava trazendo uma plataforma de e-commerce internacional para o Brasil. Para isso, precisavam testar o produto e garantir uma ótima performance operacional do sistema, visando proporcionar uma excelente experiência aos seus clientes. Com o objetivo de solucionar essa questão, Maurício decidiu aderir ao One Day Testing, método de testes exclusivo da Sofist, que apoiou na geração de feedbacks de maneira rápida e precisa.
Para apoiar a companhia nesse desafio, o CEO da Sofist, Bruno Abreu, se envolveu pessoalmente no projeto. Com isso, em pouco tempo foi possível garantir a qualidade e eficiência operacional do produto, e a Arezzo&Co conseguiu colocá-lo para rodar. “A Sofist acredita que as pessoas devem viver as melhores experiências em produtos digitais. Por isso, foi incrível fazer parte desse movimento estratégico, que demonstrava nitidamente o compromisso do grupo em levar os melhores produtos e serviços para seus clientes”, ressalta Bruno
Após essa experiência, as duas empresas seguiram trabalhando juntas. Atualmente, a Sofist contribui para a consolidação e o desenvolvimento das plataformas digitais de todas as 16 marcas e negócios da Arezzo&Co. “É uma parceria que se adapta conforme o desafio. Isso foge do protocolo de uma relação entre cliente e fornecedor. Está muito mais ligado a uma visão estratégica de negócio, que é fazer o que for necessário, sem se limitar a um escopo ou um desenho pré-concebido, resolvendo os problemas de fato”, comenta Maurício.
Resultados do investimento em Qualidade na prática
Com o amadurecimento das práticas em Qualidade de Software, fruto da parceria com a Sofist, a Arezzo&Co conseguiu conquistar resultados expressivos. O sucesso dos aplicativos móveis da Arezzo&Co é um exemplo disso. Parte fundamental da estratégia da empresa, esses apps representam mais de 50% das receitas nas principais marcas. Isso é possível graças à qualidade desses produtos, que garantem uma experiência mais fluida, consistente e segura aos seus usuários.
“Temos campanhas para a geração de downloads e enriquecimento de base, mas são incomparáveis com outras organizações que investem milhões nisso. Fazemos um trabalho muito mais orgânico em que, vamos investindo conforme crescemos. Sendo assim, nosso foco não é em conseguir downloads, mas isso acontece pela experiência ser muito boa, o que no fim, também nos ajuda a reter nossos clientes”, explica o CDO.
Os efeitos da parceria entre as empresas também contribuíram para o ótimo desempenho da companhia na Black Friday de 2021. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google, que analisou a performance dos 15 principais varejistas do Brasil em cada segmento durante o evento, a Arezzo&Co ficou em primeiro lugar nos quesitos de estabilidade e escalabilidade. Para Maurício, isso é fundamental na construção da confiabilidade da marca.
Próximos passos
Para os próximos anos, a expectativa é que a cultura digital seja cada vez mais abrangente dentro da Arezzo&Co. E, para isso, é essencial que a Qualidade continue sendo algo intrínseco na empresa, garantindo que as operações funcionem de forma eficaz e que o consumidor possa ter uma excelente experiência dentro desse ecossistema.
“Daqui para frente, tudo estará reunido no ambiente digital. Portanto, a parceria com a Sofist será mais forte e mais presente, tornando-se uma parte ainda mais conectada ao negócio. Hoje, pode parecer que essa questão de testes e qualidade é apenas uma parte do processo, mas na realidade, isso já está integrado com todos os segmentos do trabalho”, conclui o CDO