As últimas décadas têm sido marcadas por constantes mudanças, partindo da Era da Informação para um mundo hiperconectado, rico em dados e guiado pela experiência vivida no universo digital. Uma das mudanças mais concretas neste contexto pode ser encontrada no mercado financeiro, especificamente na estrutura dos bancos.
A pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária de 2016 confirmou o quanto digital está o consumidor e apontou o Mobile Banking como o canal preferido dos clientes para as transações bancárias, seguida por Internet Banking e por canais tradicionais. Este comportamento, cada vez mais multicanal, tem exigido das instituições financeiras investimentos que garantam a mesma qualidade de experiência em todas as plataformas.
Somado a este cenário, o advento das Fintechs trouxe um desafio de competitividade que impulsionou a inovação dos bancos. No Brasil, algumas instituições já estabeleceram estruturas favoráveis à inovação constante, como ambientes de ideação e criação de incubadoras internas, e têm avançado na oferta de novos serviços e interfaces de atendimento que atendam o novo perfil de usuário.
Visando garantir vantagem competitiva no contexto de contínua transformação, os bancos buscam caminhos para se antecipar às demandas dos clientes e desenvolver soluções que enriqueçam a experiência dos usuários. Para tanto, além do investimento em ambientes de inovação é imprescindível que as instituições financeiras passem a integrar as estruturas tradicionais com as novas plataformas digitais para garantir a funcionalidade e a visibilidade dos sistemas.
Para alcançar este padrão, os bancos podem contar com a estrutura de APIs que, a partir da integração de sistemas independentes, proporciona a análise das informações geradas pelos diferentes canais, ampliando o escopo de inteligência operacional, fator essencial para antecipação de potenciais problemas e identificação de tendências para melhorar a experiência do cliente em todos os canais.
Para os bancos que buscam avançar na digitalização de suas operações e se antecipar às demandas do novo perfil de consumidor, as APIs são grande aliados, pois sistemas integrados de maneira eficiente trazem mais visibilidade aos processos e mais agilidade para a tomada de decisão, visto que a análise dos acontecimentos pode ser feita em tempo real, garantindo mais eficiência e redução de custos para os bancos.
Grandes instituições já estão reconhecendo esta necessidade. Uma pesquisa feita pela Axway em 2015 apontou que 88% dos bancos globais entrevistados afirmaram que APIs internas são essenciais para regulamentação e conformidade, gestão de sistemas de backoffice e para aproveitar a tendência big data.
Em tempos em que os bancos buscam cada vez mais digitalizar suas operações para manterem-se competitivos, percebemos que muitos ainda buscam pelo roteiro da melhor abordagem a ser seguida. O segredo para o sucesso nesse cenário é garantir, gerenciar e controlar todos os aspectos das interações que eles têm com os clientes e seu ecossistema de parceiros digitais. E tudo começa com uma estratégia ampla de gerenciamento de APIs.
* Marcelo Ramos é vice-presidente sênior e gerente geral da Axway para a América Latina