Com a primeira fase já em funcionamento, o sistema de videomonitoramento com inteligência artificial garantiu ainda mais segurança aos frequentadores da arena
O Allianz Parque escolheu em 2019 a Dahua Technology para apoiar seu projeto de inovação tecnológica. Três anos depois, a arena conta novamente com a parceria da empresa para a segunda fase do projeto, que será concluída no primeiro trimestre de 2023.
Os planos futuros englobam a instalação de mais 200 câmeras de monitoramento e vigilância com sistema de inteligência artificial que geram metadados, ou seja, atributos e dados estruturados baseados em vídeo, permitindo a extração das informações de forma mais assertiva e relevante. Por meio desta tecnologia, será possível realizar análises utilizando atributos físicos dos frequentadores, que incluem uso de máscaras, óculos, boné, além de análise comportamental e faixa etária.
“A segunda fase do projeto reforça nossa parceria com Allianz Parque e mostra que nossos produtos estão alinhados com as últimas tendências mundiais de segurança para grandes eventos”, destaca Alexandre Mori, Diretor Comercial da Dahua.
Nos planos ainda está a atualização do CCO (Centro de Controle Operacional), onde serão substituídas as telas de LCD existentes por um videowall de LED de alta definição de aproximadamente 11m². Essa reformulação aumentará a qualidade das imagens e fornecerá uma visão ampla para os funcionários que realizam o gerenciamento das câmeras de segurança de diversos cenários da arena.
De acordo com Fábio Feitosa, BDM responsável pelo Allianz Parque na Dahua Technology “A modernização do CCO (Centro de Controle Operacional) além de ampliar a segurança da arena, melhora a experiência do operador no monitoramento de todos os processos”
“Para gerenciar uma arena multiuso de ponta como o Allianz Parque, precisamos estar equipados com o que há de melhor em termos de conforto e segurança para nossos visitantes, por isso investimos no aumento e modernização dos equipamentos que temos, em parceria com a Dahua Technology”, afirma Claudio Macedo, CEO da WTorre Entretenimento.
No projeto atual foram utilizados dispositivos com tecnologias de reconhecimento facial de última geração com inúmeras funções que vão além de uma imagem captada por uma câmera comum. Estes serão os modelos das câmeras e tecnologias implementadas:
• DH-IPC-HFW7442H-Z4: Câmera fixa, com lente varifocal e resolução de 4MP, capaz de gerar dados inteligentes por meio da extração de atributos como: gênero, idade, uso de máscara, barba, óculos, cor das roupas, tipo de roupa, entre outros dados. Essa inteligência possibilita buscas forenses dentro e no entorno do Allianz Parque.
• DH-IPC-HFW5241E-Z12E: Câmera fixa com lente varifocal, com infravermelho de longo alcance, capaz de detectar o rosto de indivíduos que estejam em uma distância de mais de 80 metros. Essa capacidade será utilizada para detectar e posteriormente reconhecer faces de usuários suspeitos que estejam dentro e nas dependências da arena.
• DH-IPC-HDW8341XN-BV-3D: Câmera fixa, com 3MP de resolução e duas lentes que proporcionam análise 3D do ambiente, capacidade de identificação de comportamentos como, atitude violenta (brigas e depredação de patrimônio), quedas e coação. Essa câmera evitará o início de tumultos e princípios de confusão.
• DH-PSDW81642ML-A360-D237: Câmera panorâmica com oito sensores CMOS de 2 Megapixel cada, que geram uma única imagem de 360 graus de 16MP e uma câmera PTZ, que segue objetos de interesse, baseado em algoritmo de Inteligência Artificial (IA), que faz a identificação de pessoas e veículos. Devido à alta capacidade de monitoramento, essa câmera fará a supervisão da arena com maior eficiência sem deixar ponto cego.
• DH-IPC-HDW8441X: Câmera com resolução de 4MP e lente dupla, capaz de contar a quantidade de pessoas, com precisão e assertividade que geram dados e estatísticas para o time de gestão do Allianz Parque.
• DHI-PHSIA2.5-LF: Painel de LED de alta resolução, com pixel pitch de 2.5mm. Próprio para ambientes internos, será aplicado no vídeo wall do Centro de Controle Operacional (CCO).
• DHI-IVSS7108-1M: Gravadores inteligentes, com capacidade de processamento da Inteligência Artificial presente nas câmeras. Além de possuir um banco de dados facial que armazena aproximadamente 500.000 faces. A tecnologia será utilizada para o reconhecimento de suspeitos.