Aproximação dos dois setores exige a criação de roadmaps sólidos, para que objetivos e responsabilidades sejam compreendidos por todos
*por Ricardo Perdigão
Tecnologia e negócios são inseparáveis. Não existe a possibilidade de gerenciar uma empresa sem o auxílio de sistemas e soluções voltadas para a gestão das diversas áreas. O problema é que em muitas organizações a TI ainda tem uma função reativa, cuidando de seus ativos, enquanto na verdade a sua abordagem precisa ser proativa, estratégica e alinhada a metas e resultados claramente vinculados à visão geral de negócios da empresa.
E, com a transformação digital e a inovação acelerada em todos os setores, a pressão é maior do que nunca para alinhar a TI e negócios. O grande desafio está em como impulsionar as operações e capacitar a força de trabalho com as ferramentas mais adequadas para gerar mais competitividade.
A importância de ter um roadmap consistente
A estratégia de negócios é o roadmap para atingir os resultados esperados pelos stakeholders da empresa. Consiste em definir metas, planejar o curso de ações, processos e tomar decisões para atingir objetivos especificados. Já a estratégia de TI fornece diretrizes sobre como a tecnologia deve ser usada para ajudar as áreas a atingir seus objetivos.
Então, podemos concluir que esse alinhamento é um processo no qual as empresas adotam a TI para atingir objetivos estratégicos de negócios, aproveitando seus recursos e tomando decisões mais assertivas que vão ampliar o alcance de seus produtos, melhorar o desempenho financeiro, aumentar a participação no mercado e muito mais.
Alinhando todas as expectativas
A grande questão é quais são as principais ações que devem ser implementadas para alinhar as expectativas, demandas, budget e parceiros. Criar uma cultura empresarial positiva baseada na confiança mútua, respeito e compreensão dos objetivos estratégicos é o primeiro passo para alinhar TI e negócios.
Líderes devem incentivar os relacionamentos interdepartamentais e interpessoais, oferecendo ferramentas de colaboração, o que facilitará a comunicação entre funcionários de diferentes áreas. Com isso, os colaboradores terão maior compreensão dos processos de cada departamento, o que contribuirá para alinhar estrategicamente os setores aos objetivos de negócio mais abrangentes.
Mas aqui temos um grande desafio para os líderes de TI e das áreas: pesquisa do Gartner aponta que apenas 31% dos funcionários disseram ter a tecnologia de que precisam para desempenharem com eficiência as suas atividades.
Mas, se por um lado esse cenário é um entrave ao alinhamento entre TI e negócios, é, também, uma grande oportunidade para os CIOs fazerem a diferença.
Uma cultura de comunicação incentiva os líderes de TI e os gestores a aprenderem uns com os outros. A comunicação permite que os departamentos de TI entendam melhor as necessidades diárias e os planos e objetivos de negócios.
Os gerentes de TI devem convidar os líderes de negócios para discutir seus desafios diários e entenderem como a TI pode ajudar a promover operações mais eficientes. Por outro lado, as empresas podem aprender como a TI dá suporte às operações para fazer sugestões.
Planejamento em constante transformação
O cenário de negócios e de TI muda constantemente, portanto, esse alinhamento provavelmente precisará de ajustes de tempos em tempos. Durante a fase de planejamento, você deve preparar uma avaliação para depois de implementar sua estratégia de alinhamento, com métricas para garantir o seu desempenho.
Analistas do Gartner também destacam a importância de investir em automação da infraestrutura para que TI e operações se adaptem às crescentes demandas dos negócios digitais e, assim, otimizar as formas de trabalhar com uma abordagem centrada nos usuários, melhorar os processos e adquirir novas habilidades.
Após a avaliação, adapte seu plano para atender às necessidades do mercado, em constante mudança. Lembre-se de que suas metas de TI devem sempre atender aos objetivos definidos no planejamento estratégico. E, assim, será possível ter sempre a TI alinhada aos negócios, apoiando a inovação e prioridades do mercado.
*Ricardo Perdigão é diretor da Tecnocomp