Robôs lojistas, inteligência artificial e chatbots. O atendimento automatizado já é tendência no comércio eletrônico e não para de crescer. Segundo a consultoria americana Tractica, estima-se que 390 milhões de pessoas se relacionam frequentemente com robôs e assistentes virtuais todos os dias. Além disso, a tecnologia tem ajudado também os empreendedores virtuais a venderem mais e a fidelizarem seu público.
Só na Becommerce, plataforma para gestão de marketplaces, por exemplo, é possível encontrar soluções digitais que permitem dobrar as vendas em marketplaces com planos que se iniciam a menos de 1 R$ por transação. Segundo levantamento da plataforma, clientes que passaram a utilizar as ferramentas da empresa dobraram as vendas em apenas seis meses.
A plataforma oferece para os lojistas 14 módulos que gerenciam todas as etapas da venda online – cada um com a sua função específica que vai desde o atendimento, fechamento do pedido, até a entrega. Entre os módulos mais buscados estão os que garantem aumento nas vendas, como o Robô Lojista – um sistema inteligente que tira as dúvidas dos consumidores 24 horas por dia, evitando assim que se perca uma venda.
Além disso, outro módulo garante o monitoramento do preço das lojas concorrentes, diminuindo instantaneamente o valor do seu produto, caso outra loja faça uma oferta. Cada lojista pode escolher e investir nos módulos de acordo com seus objetivos: aumentar as vendas, melhorar a logística ou atendimento etc.
“Quem vende no Mercado Livre e em outros marketplaces têm que se preocupar com muitos processos, como, por exemplo, responder as dúvidas dos clientes, classifica-los, fechar o pedido, além de toda parte de logística. Ter um sistema inteligente que gerencie essas etapas acelera e aumenta as vendas. Todos os módulos estão relacionados aos probleminhas diários do lojista e nosso papel é ajudá-lo a otimizar e automatizar suas vendas”, explica o especialista em comércio eletrônico e CEO da Becommerce, Frederico Flores.