A Adyen, empresa global de tecnologia responsável pelos pagamentos de empresas como Uber, 99, Microsoft, OLX, iFood, Amaro e Dafiti, anunciou hoje os resultados financeiros de 2018, com receita líquida anual de 348,9 milhões de euros, aumento de 60% comparado ao ano anterior.
O EBITDA, ou lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, apresentou um aumento de 83% em relação ao ano anterior, atingindo a marca de 181,9 milhões de euros – uma margem de 52% de lucro.
O volume processado pela empresa também cresceu, atingindo a quantia de 159 bilhões de euros processados, 47% a mais que o ano anterior. Esse aumento foi impulsionado pela expansão da adesão da solução ponta-a-ponta de Unified Commerce da Adyen, que integra pagamentos realizados em lojas físicas, e-commerce e mobile. Em 2018, 70% do volume processado globalmente foi resultado dessa solução; no ano anterior, o valor era de 61%.
Este é o primeiro boletim financeiro anual desde a abertura de IPO da Adyen na Bolsa de Valores de Amsterdã, em junho do ano passado. A estreia foi muito bem recebida por investidores e, logo nos primeiros minutos de negociação, os ativos da empresa dispararam mais de 100%, atingindo o valor de 503,90 euros. A companhia vendeu 3,5 milhões de ações em sua oferta, levantando 849 milhões de euros e atingindo o pico de avaliação de 12,7 bilhões de euros.
Presença maior na América Latina
A operação na América Latina, iniciada em 2011, com sede em São Paulo e escritório na Cidade do México, também atingiu resultado de crescimento significativo em 2018. O faturamento na região registrou 34,6 milhões de euros, valor 39% maior do que o apresentado em 2017. Os resultados positivos são consequência da entrada de novos players na plataforma de pagamentos em 2018, como Cabify e OLX, e da expansão dos serviços com clientes antigos.
Outro pilar de crescimento foi o aumento de receita dos clientes pela plataforma unificada de pagamentos, que integra gateway, antifraude e adquirência em uma única solução. Essa tecnologia permite a aplicação de machine learning e inteligência de dados ponta a ponta para oferecer serviços que facilitam a administração de pagamentos das empresas, como a análise de dados de comportamento para evitar risco de fraude.
A Adyen também foi pioneira no lançamento das carteiras digitais no país, com integrações de Google Pay em 2017 e de Apple Pay e Samsung Pay em 2018. “Somente nos últimos três meses do ano passado, vimos o processamento via carteiras digitais crescer de 50%”, afirma Jean Christian Mies, presidente da Adyen para a América Latina.
“A rápida adesão dos brasileiros a novas tecnologias foi um fator determinante para o crescimento na região. Por termos um DNA digital, em oposição ao mercado financeiro tradicional, somos capazes de desenvolver soluções inovadoras mais rapidamente para ajudar nossos clientes a quebrar as barreiras na experiência de compras”, completa Mies.