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Adoção de Agentes de IA no Brasil é rápida e já impacta nos negócios, aponta estudo

Adoção de Agentes de IA no Brasil é rápida e já impacta nos negócios, aponta estudo

O levantamento aponta uma nova era nos negócios com a IA generativa, onde as organizações estão transitando de sistemas que apenas prevêm ou criam para os que podem planejar, raciocinar e agir, sem a necessidade de uma intervenção humana constante

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No Brasil, a adoção de Agentes de IA, modelos especializados de grande linguagem (LLMs) que podem planejar, raciocinar e executar tarefas de forma independente – está sendo rápida, com 62% dos executivos indicando que estão atualmente aproveitando esses agentes em toda sua empresa. É o que mostra a segunda edição do estudo anual que aborda ‘Retorno do investimento (ROI) em IA’, realizado pela National Research Group a pedido de Google Cloud junto a 701 líderes empresariais no Brasil e no México e divulgado nesta quarta-feira (10), durante o Google Cloud Summit Brasil.

O levantamento aponta uma nova era nos negócios com a IA generativa, onde as organizações estão transitando de sistemas que apenas prevêm ou criam para os que podem planejar, raciocinar e agir, sem a necessidade de uma intervenção humana constante. Marketing (55%), Experiência do Cliente (54%) e Cibersegurança (52%) são as principais áreas onde estão sendo implementados. Essa foi a primeira vez que um conjunto de perguntas sobre a adoção e o uso de Agentes de IA foi adicionado à pesquisa.

“Esses apontamentos nos mostram que chegamos ao que chamamos de Agentic Era com as organizações cada vez mais interessadas na evolução da tecnologia, com planejamentos para implementar a IA que compreende contexto, faz inferências e resolve problemas, interessadas não apenas na eficiência, mas também na inteligência atrelada aos seus negócios.”, afirma Fernanda Jolo, diretora de engenharia de clientes de IA para América Latina do Google Cloud.

Os planos futuros das organizações incluem também investimentos robustos em Agentes de IA, sendo a implantação de agentes um dos três principais objetivos de negócios no Brasil e no México com a IA generativa nos próximos 3 anos, juntamente com aumento da eficiência operacional (1º) e melhorar a experiência do cliente (2º). Além disso, mais da metade dos executivos no Brasil e no México indicam que 50% ou mais do orçamento futuro de IA de sua organização é alocado para agentes.

O levantamento também apontou dados de um novo público alvo, os que já adotaram inicialmente Agentes de IA, conhecidos como ‘Agentic AI Early Adopters’. Esses acabam tendo probabilidade maior de obter ROI. Dados da pesquisa mostram que 93% dessas organizações no Brasil e no México já estão obtendo ROI em pelo menos um caso de uso de IA generativa (vs. 79% de todas as organizações Latam que usam IA generativa). Essas empresas pioneiras mostram que estão obtendo ROI principalmente na implantação de casos de uso do agente de IA em marketing (61%), atendimento e experiência do cliente (50%) e vendas (48%).

Uso de Agentes na América Latina supera o índice global

 

Para além do recorte Latam, o estudo sobre o ROI da IA entrevistou ao todo 3.466 líderes de empresas globais em 24 países com implantação de IA generativa em suas organizações. A nível global, o levantamento mostrou que mais da metade (52%) dos executivos relataram que suas organizações estão usando ativamente Agentes de IA. Assim como no recorte América Latina, os ‘Agentic AI Early Adopters’, que representam 13% da totalidade das organizações pesquisadas, estão obtendo retornos maiores dos seus investimentos em IA generativa, com 88% desses líderes alcançando ROI da IA ​​generativa em pelo menos um caso de uso, em comparação com uma média de 74% em todas as organizações.

 

Algumas nuances regionais se destacam para o uso de Agentes de IA, como por exemplo, executivos na Europa relatam suporte técnico aprimorado por IA como a principal utilização, enquanto na Ásia-Pacífico apontaram em atendimento ao cliente, e na América Latina, marketing.

 

Uso da IA generativa

Ainda de acordo com o estudo, os retornos dos investimentos em IA generativa continuam a fornecer resultados positivos, com 79% das organizações no Brasil e no México alcançando ROI com pelo menos um caso de uso. Além disso, cada vez mais o espaço ocupado pela inteligência artificial dentro das organizações é o de estratégia, transcendendo a inovação tecnológica.

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