O Ministério das Comunicações do Vaticano acaba de escolher a Accenture Interactive como parceira no desenvolvimento de seu novo sistema de comunicação, “Vatican News”. A iniciativa faz parte da reforma do Vaticano, cujo objetivo é encontrar novas formas de comunicação e engajamento de um público cada vez maior, no mundo digital.
O Ministério, conhecido como Secretaria para Comunicação, escolheu a Accenture Interactive como sua agência global de experiências para definir uma estratégia de comunicação digital que irá aumentar a consistência e clareza de sua comunicação e unificar a atual seleção de canais de comunicação independentes sob um único portal, o Vatican News. Essa transformação irá oferecer à equipe de imprensa do Vaticano uma identidade virtual definida, uma voz única e uma fonte digital rica e diversificada de conteúdos multimídia que chegarão a pessoas de todo o mundo.
Os objetivos incluem o desenvolvimento do Vatican News, que irá ajudar o público a encontrar e interagir facilmente com as informações desejadas; a criação de uma equipe editorial multilíngue capaz de trabalhar com uma abordagem multimídia para diferentes dispositivos e culturas e uma estratégia de conteúdo que permite uma gestão e distribuição eficiente.
Para Monsenhor Dario Edoardo Viganò, diretor da Secretaria de Comunicações do Vaticano, “esta é a última parte da reestruturação almejada pelo Papa Francisco. Uma reestruturação não surge a partir de um passado equivocado, mas de um presente que pede mudanças: neste caso, a atual convergência cultural e digital exige a adoção de processos de produção diferentes dos tradicionais. Hoje em dia, a produção e disseminação de informações acontece por meio de softwares agnósticos e em diferentes formatos. Graças à sua experiência global sólida, a colaboração com a Accenture Interactive nos permitiu desenvolver uma estratégia ampla, capaz de unir diferentes grupos de trabalho, diversificar formatos e fortalecer a identidade de marca – ao mesmo tempo em que maximizamos o valor dos profissionais internos, que trabalham na equipe de mídia da Santa Sé”.
A Accenture Interactive também é responsável por desenvolver novas logos e outros elementos de marca dos diferentes canais de comunicação do Vaticano: Vatican News, Vatican Media e Radio Vaticana Italiana, garantindo a consistência entre a nova identidade visual usada pelo portal e suas redes sociais.
Novos logotipos para os canais de comunicação do Vaticano
“Este projeto está totalmente alinhado com o que fazemos aqui na Accenture Interactive: construir experiências centradas em pessoas para o mundo digital de hoje,” diz Anatoly Roytman, líder da Accenture Interactive para Europa, África, Oriente Médio e América Latina. “É uma honra trabalhar com uma instituição tão venerável para repensar a sua forma de comunicação. A Accenture Interactive foi escolhida pelo Ministério graças à sua ampla seleção de recursos digitais para a experiência do usuário, design, conteúdo, branding, Analytics, pesquisa e redes sociais, bem como sua capacidade de ajudar grandes instituições com o gerenciamento de mudanças necessárias para uma transformação digital bem-sucedida.”