Edit Content

Menu

shutterstock_90670027_Michelangelus

Accenture anuncia parceria em computação quântica

Accenture anuncia parceria em computação quântica

Aliança com a canadense 1Qbit permite expandir capacidades da companhia nessa área e prepara novas habilidades para inteligência em negócios, aplicações científicas e comerciais

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Accenture realizou investimento minoritário na 1QBit, empresa de computação quântica com sede em Vancouver, no Canadá, por meio de sua divisão Accenture Ventures. A transação ajudará a expandir as capacidades da Accenture em analytics envolvendo computação quântica, o que anuncia uma nova era de inteligência para negócios e organizações. As condições da transação não foram divulgadas.

 

Além disso, as duas empresas formaram uma aliança estratégica em que a 1QBit dará preferência à Accenture na integração de sistemas. A Accenture também foi autorizada a usar a plataforma da 1QBit para demonstrações, treinamentos, desenvolvimento e testes de suas ferramentas e recursos. A Accenture irá alavancar sua aliança com a 1QBit para desenvolver capacidades de analytics inspiradas em computação quântica por meio da Accenture Analytics e escalonar oportunidades piloto identificadas pelos Accenture Labs.

 

Analytics inspirados em computação quântica potencializam o poder e as propriedades da computação quântica para identificar problemas nas empresas por meio de comandos mais rápidos do que na computação tradicional.

 

A 1QBit constrói softwares quânticos e inspirados na tecnologia quântica para ajudar as organizações na solução de seus maiores desafios computacionais. Sua equipe interdisciplinar é formada por matemáticos, físicos, químicos, desenvolvedores de software e especialistas em computação quântica que desenvolvem novas soluções para diversos problemas, desde a pesquisa até o desenvolvimento comercial da aplicação.

 

“Com o fortalecimento da relação com a 1QBit, a Accenture tem uma oportunidade significativa para aumentar sua vantagem, uma vez que somos pioneiros na aplicação de computação quântica para o desenvolvimento de inovações revolucionárias que irão ajudar nossos clientes a resolverem os seus desafios de negócios mais complexos,” afirma Paul Daugherty, Chief Technology and Innovation Officer da Accenture. “As aplicações e benefícios potenciais de analytics inspirados em computação quântica estão chamando a atenção de diversos setores, como de serviços financeiros, ciências da vida e petróleo e gás.”

 

Para Andrew Fursman, CEO e co-fundador da 1QBit, “estabelecer um relacionamento estratégico com a Accenture nos permite usar suas diversas capacidades e oferecer a experiência da 1QBit em computação quântica para uma base muito mais ampla de clientes. Estamos muito empolgados com as oportunidades que essa nova relação oferece para ajudar as organizações a aproveitarem os benefícios criados pelos analytics inspirados em computação quântica.”

 

“A computação quântica é um grande acelerador para analytics e a criação de novas inteligências,” diz Narendra Mulani, Chief Analytics Officer da Accenture Analytics. “Enxergamos um grande potencial no uso da plataforma da 1QBit em nome de nossos clientes para buscar analytics inspirados em computação quântica, ajudando a extrair ainda mais valor de seus dados e encontrar novas oportunidades que possam transformar seus negócios.”

 

No início do ano, a Accenture e a 1QBit anunciaram uma colaboração com a Biogen para o desenvolvimento de um aplicativo pioneiro de comparação molecular, capaz de acelerar a descoberta de medicamentos para condições neurológicas complexas, como esclerose múltipla, doença de Alzheimer, Parkinson e Lou Gehrig.

 

Com o objetivo de inovar o desenvolvimento de soluções e aplicações inspiradas em computação quântica para empresas, a Accenture já registrou diversos pedidos de patente. Entre os experimentos estão um mecanismo de otimização quântica por estágios múltiplos que resolve problemas de otimização complexa usando chamadas hierárquicas para vários dispositivos de computação quântica e métodos de computação quântica para melhorar os sistemas de transporte, otimizando, por exemplo, as rotas de voo de um sistema de drones.