A Inteligência Artificial vem evoluindo rapidamente e ganhando a atenção de líderes mundiais, capaz de resolver problemas complexos e executar diversas tarefas. A solução tem sido usada em empresas de praticamente todos os segmentos, sempre com intuito de melhorar processos e produtos.
Para Fábio Martins, Professor, Pesquisador e Coordenador de Governança de TIC do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o assunto traz diversos desafios que os líderes precisam dimensionar em um ambiente transversal. Segundo o pesquisador, o uso geral da IA traz tanto impactos multivariados quanto alguns desafios, como adaptabilidade, interoperabilidade, experiência do usuário, comunicação 360, automatização e escalabilidade.
“Temos a capacidade de resolver problemas, mesmo sem ter a resposta naquele exato momento. E essa tecnologia traz um foco muito grande na experiência do usuário. É algo que não vamos conseguir enxergar de forma separada. As pesquisas voltadas para IA fluida trazem uma nova perspectiva e novos desafios para todos os segmentos”, explica o professor durante a abertura do Congresso Security Leaders, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (08).
Ainda sobre o universo exponencial, um ponto bastante abordado durante a apresentação, os assistentes inteligentes, como a Alexa da Amazon, trazem uma experiência ainda mais conversacional e personalizada ao usuário. “Traz também uma automação de tarefas e um aprendizado contínuo, pois vai conseguir sugerir outras demandas com base no histórico de dados, ou seja, tudo tem tudo a ver com dados e como lidamos com isso. Esse é um desafio que a IA segue trazendo nesse mundo exponencial”, enfatiza o keynote.
Para lidar com esse universo exponencial, alguns aprendizados envolvem o acesso global a recursos educacionais, aprendizagem individualizada, IA conversacional, interatividade e acessibilidade. Na visão do pesquisador, o aprendizado, por exemplo, não será o mesmo, já que existe um grande salto para a humanidade na forma em que lidarmos com essas questões.
“Somos profissionais que trabalhamos com normas, processos e procedimentos e cabe a nós avaliarmos essa oportunidade em levar esse conhecimento para a ponta. Você consegue transformar isso. A Inteligência Artificial vai dar essa acessibilidade, ela consegue fazer com que esse conhecimento exponencial seja canalizado”, conclui Martins.