O Canva divulgou uma pesquisa com mais de 1.360 CIOs sobre as oportunidades e os desafios no gerenciamento de TI com o boom da IA. Para o estudo, a empresa contratou a Harris Poll para entrevistar CIOs do Brasil, dos Estados Unidos, do Reino Unido, da França, da Alemanha, da Espanha, do México, da Índia e da Austrália, com o objetivo de entender como eles estão gerenciando a expansão do número de apps e tomando decisões sobre ferramentas corporativas na era da IA.
Entre os principais resultados para o Brasil, os CIOs relatam que o ritmo de aparecimento de novos aplicativos no mercado está aumentando globalmente – e 74% dos executivos brasileiros esperam adotar entre 30 e 60 novos apps em 2024. A expansão do número de apps (o crescimento de apps individuais usados numa empresa) é um desafio para 57% desses CIOs, com 19% deles dizendo que estão muito preocupados com o aumento da complexidade, mas que planejam reduzí-la. 61% dos CIOs brasileiros planejam a consolidação de apps em algum nível, sendo que 37% deles planejam uma consolidação significativa.
Além disso, a necessidade de consolidação dos aplicativos está sendo incentivada por times de TI sobrecarregados, que estão enfrentando um aumento rápido no número de apps para gerenciar. Mais da metade (57%) dos CIOS brasileiros relatam que não têm time de TI suficiente para treinar os funcionários para a utilização de novos aplicativos, incluindo o uso seguro e adequado. Mais de um terço (36%) deles afirmam que os seus times passam mais de metade do tempo ensinando os funcionários sobre as novas tecnologias, deixando menos tempo para o planejamento, a inovação e outras tarefas essenciais para os negócios.
Apesar da preocupação com a expansão do número de aplicativos, quase todos os CIOs brasileiros (97%) planejam aumentar o seu orçamento para investir em apps de IA em 2024 (mais que em qualquer outro país pesquisado), sendo que 42% deles planejam aumentos orçamentais de mais de 50%. Os líderes de TI reconhecem os benefícios de adotar a IA, como obter maiores insights para orientar as decisões de negócios (52%), economizar tempo em tarefas criativas ou estratégicas (50%) e ajudar a consolidar apps (45%). Identificar as soluções certas é um desafio, com 85% dos CIOs brasileiros afirmando que já existem ferramentas de IA demais no mercado, o que causa confusão e duplicação de ferramentas com a mesma função para o time.
Ademais, quase todos os entrevistados brasileiros (90%) concordam que as ferramentas de IA podem melhorar consideravelmente tanto o seu papel quanto a experiência dos seus funcionários, mas citam a integração da IA (34%), o acesso a talentos de TI (26%) e a segurança de dados (26%) como os desafios mais comuns para isso. Mais da metade dos CIOs brasileiros parecem prontos para aproveitar a tecnologia, com 57% deles afirmando que estabeleceram diretrizes firmes em relação à IA para garantir o seu uso seguro e responsável.
“Navegar em meio a tantas novas tecnologias concebidas para facilitar os negócios está se mostrando mais difícil do que nunca. O que os CIOs enfrentam atualmente é dificílimo, ao mesmo tempo inovar com a IA e não contribuir para a expansão do número de aplicativos usados nas empresas”, diz Cameron Adams, cofundador e diretor de produtos do Canva. “Os resultados da nossa pesquisa reforçam que os CIOs querem ser agentes da mudança e da inovação, escolhendo tecnologias que ajudem as suas organizações a ter um impacto maior ao mesmo tempo que consolidam custos e reduzem a complexidade.”
Os CIOs de hoje estão constantemente em busca de ferramentas de produtividade que promovam maior eficiência nas empresas. No ecossistema de design e criação, existe uma profunda fragmentação de ferramentas alimentadas por IA, que não atendem às necessidades das empresas, atrasando potencialmente a adoção de tecnologias de ponta.